ÓiNóizAkí
Descobrindo e formando novos valores
Fabiana Figueiredo
fabianafb.ap@hotmail.com
projeto Descoberta e For-
mação de Novos Valores está funcionando efetivamente nos espaços da União dos Negros do Amapá (UNA), no bairro do Laguinho, em Macapá. É realizado pela Companhia ÓiNóizAkí, e que se empenhou durante meses para que o projeto fosse concretizado.
O projeto Descoberta e Formação de Novos Valores é financiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), através do projeto Criança Esperança - que ganhou amplitude nacional através da Rede Globo de Comunicação. No final do ano, o grupo montou o projeto e, numa aventura, o enviou para ser aprovado pela Unesco, e foi aceito. Assim, tornou-se oprimeiro projeto selecionado pela Unesco para ser trabalhado no Amapá.
Dan Alves, secretário geral da companhia, conta que fazer este projeto é um diferencial para a companhia, pois é um trabalho mais social, e não apenas focado nos espetáculos. "Nunca tínhamos focado tanto na criança, tendo mais esse acompanhamento pedagógico. Esse é uma continuação de um projeto que já havíamos executado em 2008, pelo Ministério da Cultura, onde focamos no teatro. Agora, conseguimos abranger e final do ano passado fomos aprovados para executar neste ano". Sobre o fato de se dedicar ao "Descoberta e Formação de Novos Valores", Dan afirma: "É demais, é muito bom. Criamos essa interação com as pessoas do bairro; é interessante também porque possibilita, através desse contato com os pais, que possam fazer parte da nossa companhia, formarem nosso público. Usamos nossa arte para formar cidadãos".
Através do "Descoberta e Formação de Novos Valores" pretende-se descobrir grandes cidadãos e artistas, na tentativa de melhorar a vida e dar um futuro melhor aos participantes. Podem participar do programa jovens e crianças que têm idades entre 12 e 29 anos. São refletidas a cultura e as artes amapaenses, ofertadas através de oficinas artísticas de circo, dança, teatro e música, assim como ações cineclubistas, divulgando o audiovisual brasileiro. São mais de 120 jovens e adolescentes atendidas nas oficinas, as quais são gratuitas e ministradas por técnicos da companhia e grupos de parceiros, divididas nos turnos manhã e tarde:
- Circo: Joca Monteiro e Jones Barsou ministram as oficinas de iniciação ao palhaço e técnicas circenses (como trapézio, malabares, lira, tecido, entre outros), respectivamente.
- Dança: o professor e dançarino Agesandro Rêgo está responsável pelas oficinas de dança, onde ministra sobre flexibilidade e Balé Clássico, Contemporâneo, Jazz, entre outros ritmos.
- Teatro: a parte teatral fica por conta da própria Companhia, em contrapartida ao investimento no projeto (ministrantes como Maurício Maciel, Dan Alves, Elen, Sabrina Zahara, Cláudio Silva, etc).
- Música: Cléverson Baia e Adelson são os ministrantes responsáveis pela preparação vocal, violão e guitarra, além de aulas de percussão.
O projeto tem duração de 8 meses, divididos em 4 módulos; previsto para encerrar em outubro deste ano. Entretanto, espera-se que a Cia consiga a renovação do acordo para o financiamento do Descoberta e Formação de Novos Valores para o ano de 2014; e, a partir de então, poder se sustentar com apoios de empresas locais.
O ÓiNóizAkí informa que ainda há vagas para as oficinas de Circo e Teatro, e quem quiser é só aparecer na UNA e conversar com a companhia.
ÓiNóizAki
O grupo amapaense foi criado há 13 anos e já possui mais de 40 produções em espetáculos de artistas de circo, música, teatro e dança. A atuação do grupo no Estado é marcada por seu lado social, como é o caso do "Descoberta e Formação de Novos Valores"; e o Circuito ÓiNóizAkí, em que já levou para duas localidades - Caesinha e Mucajá - os espetáculos da companhia.
Em cena, o grupo possui três espetáculos: "Rimancete", "Bonequinha de Pano" e "Ator.Poesia". ÓiNóizAki é uma das mais importantes e premiadas companhias de artes do norte do país, desde 2006; dentro da vasta coleção, têm-se o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, o de Dança Klauss Vianna, o de Arte na Rua, o Prêmio Agente Jovem de Cultura, entre outros. Para mais informações, os números de contato são (96) 8114-9655 ou 9155-1036.
Nenhum comentário:
Postar um comentário