sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Atleta de Ponta


Jalner Gama, Fundista 















Reinaldo Coelho
Da Reportagem




Não restam dúvidas. A especialidade de Jalner Gama, fundista de 10 anos, é a corrida de longa distância. Pequeno em altura, com aparência frágil,mas cheio de energia e de uma arrancada inacreditável para sua idade e porte físico.
 Em cada prova que participa, o jovem atleta é revelação e surpreende todos com seu desempenho no atletismo. Talento da equipe do Clube Porta do Sol, o jovem já tem várias conquistasamadoras no Amapá, fundista de 5km a 10km, tempo em ambas, 5km melhor marca 19m30s;10km melhor marca 45 min.

Uma das raridades no desporto amapaense, Jalner Gama começou a praticar o atletismo como fundista aos seis anos de idade, incentivado pelo pai José Gamalier que também disputa a modalidade na categoria máster.

 O seu técnico João Eli Silva é um dos mais entusiastas torcedores do jovem, ele garante que o Jalner já tem condições técnicas de disputar eventos nacionais. 



“Jalner é uma das revelações mais preciosas do atletismo amapaense, ele pratica desde os seis anos, corre com fundista de 5 a 10 km tranquilamente. Ele ainda não disputou nenhum evento no Amapá oficialmente, pois não existe a categoria para sua idade. Estamos preparando-o para estreia oficial na corrida mirim do Círio de Nazaré em Belém do Pará, pois lá tem categorias dos 7 aos 17 anos, podendo ele assim se  encaixar e despontar para o Atletismo. É importante que ele ali participe, pois valerá para o Ranking Nacional”. 

Meta traçada

Ojovem Jalner Gama, cobiçado pelas equipes de atletismo do Estado é um futuro campeão brasileiro, se continuar desenvolvendo o atletismo como vem acontecendo, dificilmente não ocorra dessa forma.“Com as passadas, o menino parecia flutuar no ar. Vi que ele tinha potencial para o atletismo”, revela o técnico João.
Uma das revelações no atletismo amapaense, o jovem Thayson Vianna, apaixonado pelo desporto, corrobora com o técnico João que é também seu descobridor. “O Jalner é o melhor na sua faixa etária, ele corre fazendo mil metros em 2min 48seg,faz 10 km em 40min é um tempo para atleta adulto, quer dizer, imagine esse garoto bem treinado e apoiado, chegará ao topo do esporte. O Amapá tem que olhar seus atletas e alavancar os apoios privados para ajudá-los a se manter entre os melhores do Brasil, ou quiçá do mundo”.

Jalner Gama e os atletas do Amapá sofrem treinando em locais impróprios:asfalto, chão,piçarra, e atualmente os atletas do atletismo treinam na calçada do estacionamento do estádio Zerão.  Jalner junto com o pai sonham em correr na pista que está sendo construída dentro do estádio. A proximidade do garoto com integrantes dos grupos de atletismo,faz com que ele se torne presença garantida em corridas. “Só tenho participado amadoramente das corridas realizadas no Amapá, é um tipo de aprendizagem correr entre os atletas federalizados, pois não tem categoria no atletismo amapaense para minha faixa etária, e também ainda não posso me federalizar para disputar oficialmente os eventos locais”, desabafa o atleta.


Os treinamentos já estão garantidos pelo seu clube e treinador. “Para participar das competições tenho que pagar despesas de viagem, hospedagem, alimentação e suplemento alimentar, tenho que ter um patrocinador e é esse o maior obstáculo a superar na pista”, revela o jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...