sexta-feira, 23 de agosto de 2013

TSE
TRE-AP está com revisão biométrica em dia

Reinaldo Coelho
Da Reportagem



O Tribunal Superior Eleitoral está acompanhando in loco o desenvolvimento da revisão biométrica em todas as unidades da federação. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) recebeu na última semana a visita do gerentede Identificação Biométrica na área de Identificação Biométrica do TSE, Alcides da Silva Júnior.Ele veio ao Amapá realizar uma avaliação da biometria, o recadastramento digital obrigatório da Justiça Eleitoral. O gestor do TSE se reuniu com a diretora geral do TRE-AP, Odete Scalco e o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica da instituição, Cláudio Xavier.
 
Na ocasião, a diretora apresentou ao gestor do TSE informações sobre a Biometria no Estado. Alcides Junior percorreu todos os postos de atendimento do recadastramento digital, em Macapá e município de Santana. O gerente do Tribunal Superior Eleitoral, por conta dos dados obtidos, afirmou que a Revisão Biométrica no Amapá está indo bem, de acordo com o processo Brasil afora.

O gerente de Identificação Biométrica do TSE garantiu que o TRE-AP receberá mais equipamentos a partir de setembro de 2013, para atingir a meta de 80% do eleitorado do Amapá. No Estado, o recadastramento apresenta os seguintes números, de acordo com o número de eleitores: 45% em Macapá, 25% no Oiapoque, 17% recadastrados em Porto Grande e 30% efetuaram a biometria em Santana.

“Estamos acompanhando a Revisão Biométrica em todo País, menos em Alagoas e Sergipe, que já realizaram 100% da Biometria. Ao todo, temos 492 municípios passando pelo processo de identificação digital, cerca de 12 milhões de eleitores em todo Brasil. O Amapá enfrenta o mesmo problema dos outros Estados, o da queda da procura do cidadão pelo recadastramento, mas o planejamento bem elaborado, instalação de postos, facilitação da biometria e demais ações do TRE-AP, renovam o interesse da população e assim o comparecimento do eleitor”, avaliou Alcides Junior.

Novos postos de agendamento

Com o intuito de dinamizar e facilitar a Revisão Biométrica de funcionários de instituições públicas e empresas privadas, uma equipe da Justiça Eleitoral está realizando visitas aos órgãos e empreendimentos de Macapá e município de Santana, para realizar os agendamentos.

De acordo com a diretora geral do TRE, Odete Scalco, a medida proporciona às empresas comerciais e órgãos públicos mais comodidade, além de evitar que o trabalhador se ausente por um longo período do posto de trabalho e possa cumprir sua obrigação com a Justiça Eleitoral.

As empresas e órgãos que agendarem o recadastramento serão atendidos na Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), na Avenida Cora de Carvalho, centro da cidade e no prédio do TRE-AP, na sala da biblioteca, na Avenida Mendonça Junior, 1452, também no bairro central de Macapá. Ambos no horário de 8h às 18h.
Problemas para quem não se recadastrar
 Quem não efetuar a revisão biométrica terá o título de eleitor cancelado e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento este, indispensável para: tirar passaporte, fazer inscrição em universidades, tomar posse em cargo público, obter benefícios sociais do Governo Federal - bolsa escola, bolsa família, entre outros problemas.
 A Revisão Biométrica é obrigatória e visa a lisura nos próximos pleitos que serão realizados no Estado.  Para realizar a biometria, o cidadão precisa de documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor. Ao todo, são 12 postos de atendimento em Macapá e três no município de Santana.
Os postos fixos na capital amapaense
# Casa da Cidadania, de 8h às  18h, na Avenida Mendonça Junior, 1452 – Centro (e aos sábados, de 9h às 17h).
#Super Fácil Sul, de 8h às 18h, na Rua: Claudomiro de Moraes - Novo Buritizal.
#Super Fácil Beirol, de 8h às 18h, na Av. Jovino Dinoá – Beirol.   
#Super Fácil Centro, de 8h às 18h, na Av. Raimundo Álvares da Costa – Centro.
#Super Fácil Norte, de 8h às 18h, na Rodovia BR 156, nº 898 - São Lazaro.
#Escola do Legislativo, de 8h às 18h, na Av. Hildemar Maia, esquina com a Av. Timbiras – Buritizal.
#Sebrae, de 8h às 17h, na Av. Ernestino Borges, 740 – Laguinho.
#Justiça Federal, de 8h às 18h, na Rodovia BR-156, s/n° - Infraero II.
#Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), de 8h ás 18h.
#PMM, com entrada pela Rua Odilardo Silva, Avenidas  Fab e Procópio Rola, de 8h às 17h.

Aos sábados, as unidades do Super Fácil atenderão de 8h às 12h e a Casa da Cidadania de 9h às 17h.

Postos itinerantes em Macapá
TCE, na Avenida Fab, de 8h às 14h.
Correios, na Avenida Coriolano Jucá, 125, centro, no horário de 8h às 16h30.
 Em Santana, três postos atendem a população
# Cartório Eleitoral (localizado no prédio do Fórum da Justiça Estadual, na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, 2100, Vila Amazonas) – de 7h30 às 15h;
# Super-Fácil Santana (Área Portuária) – de 7h30 às 14h30.
# Centro de Apoio a Juventude (Caju), que inicia amanhã, 8, no horário de 8h às 14h.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...