Animais de estimação
Os amigos abandonados
Estevam Eliel
Da Reportagem
Nas ruas de Macapá é comum encontrar cães e gatos perambulando pelos lixos e deitados nas calçadas, em frente de escolas e nas praças, sujos, magros, famintos, muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade, reviram o lixo atrás de restos de comida e bebendo água do esgoto, esses animais estão passivos de transmitir e adquirir várias doenças como sarna e raiva.
Atuação do município
O veterinário Ângelo Barbosa da divisão de controle de Zoonoses de Macapá informa que tem tentado colocar o canil nas ruas para fazer a captura dos animais, mas todo o processo esbarra na questão da verba disponível para a aquisição de medicamentos, ração e combustível, fora a falta de estrutura para abrigar esses animais. O mesmo informou que a divisão fecha parcerias com ONGS para ajudar na captura e adoção destes animais. "O canil municipal está trabalhando mais com a captura de animais agressivos, que causam transtornos nas ruas ou perto de escolas, a carrocinha funciona de madrugada duas vezes na semana quando o serviço está em atividade" disse Ângelo.
Como adotar
O canil municipal trabalha com a adoção dos animais capturados, onde qualquer pessoa maior de idade pode adotar um cão ou gato, basta apenas cópia do documento de identidade, CPF e do comprovante de residência, juntamente com uma coleira, assim você poderá levar seu novo mascote para casa. "Aqui no canil todos os animais passam por avaliação médica antes de serem liberados para adoção. Posteriormente o canil entra em contato com o dono do animal para obter informação de como está sendo a convivência com o novo dono e até mesmo para evitar novo abandono", informou Maria do Socorro veterinária do canil municipal.
A reportagem encontrou no Canil Municipal a dona de casa Maria das Graças que tinha de acabado de adotar uma cadela. Ela justificou seu ato como uma ação recíproca de carinho. "Para mim a Milla vai me fazer super bem, vou cuidar bem dela, e ela também vai cuidar de mim e da minha casa, nós vamos nos ajudar" disse Maria.

Nenhum comentário:
Postar um comentário