Espetáculo com tecido acrobático faz turnê pelo Pará e Amapá
Fabiana Figueiredo
fabianafb.ap@hotmail.com
Aconteceu na última quinta-feira, dia 12, em edição especial do 5º Concerto de Verão da Confraria Tucuju, no Largo dos Inocentes, a apresentação pública do espetáculo Onda Encantada, do projeto Um Solo Para Minha Terra. O concerto de verão acontece às sextas-feiras, entretanto, a edição foi transferida para a quinta-feira, pelo feriado de 13 de Setembro , Dia da Criação do Território do Amapá.
Onda Encantada
O espetáculo desperta emoções, responsável pela bailarina e performer Tatiana Benone. O "Onda Encantada" foi contemplado no último Prêmio Funarte Petrobras de Dança KlaussViannal, com uma investigação cênica em dança-teatro-tecido acrobático. O projeto iniciou a turnê na ilha do Marajó, nas cidades de Soure e Salvaterra, e se estende por Marapanim, Bragança, Santarém, Belém e a capital amapaense, Macapá.
O objetivo é levar o espetáculo solo acompanhado de um rico processo de troca de experiências: oficinas de improvisação em dança com o tecido acrobático, trabalho que tem recebido o foco da artista nos últimos anos.
Trata-se de uma ação diversa para a dança, que explora o movimento do nível do corpo ainda no chão. O tecido acrobático, um aparelho circense, inclui a suspensão que alarga as fronteiras do espaço e relação com a gravidade, ampliando as possibilidades da expressão corporal e dança.
Em Macapá as apresentações iniciaram no dia 12. No dia 13, aconteceu uma oficina gratuita de tecido acrobático, na Escola Hildemar Maia. Neste sábado, dia 14, o espetáculo acontece na Associação dos Moradores do Quilombo do Curiaú, às 17h. A programação encerra no domingo, dia 15, quando a comunidade participa da oficina, às 16h, no mesmo local. O espetáculo visita ainda Marapanim e Santarém neste mês, encerrando a cena, Belém, em setembro.
Suspensa por tecidos, a bailarina paraense retorna às raízes de sua infância, nas lembranças dos sapinhos "cantando" nas ruas da Baía do Sol, em Mosqueiro, ou nos movimentos que fazem as garças no Marajó ou em uma rua qualquer de Belém.
Tati brinca com os tecidos como passeia pela memória, em um acontecimento que se diversifica entre o chão e o alto, em que o tecido torna-se luz e rios em diversos momentos. A média de altura da performance é de 7 metros.
Em cena estarão também os martírios deste solo-mãe-terra: a voz de sua filha sobre as problemáticas econômicas e socioambientais do Pará, em uma performance emocionante e envolvente.
Mais informações no site da bailarina: www.tatibenone.com. É neste espaço que serão feitas as transmissões ao vivo das apresentações nos municípios. Também é possível saber mais sobre o projeto nas redes sociais facebook - /Ondaencantada e twitter - @ondaencantada1.
Círio de Nazaré é tema de curso de customização
Durante todo esse mês, o Centro Cultural Franco Amapaense está promovendo diversos cursos, entre eles o de Técnicas Vocais, Produção Oral em Língua Francesa, e o de Customização de Camisetas para o Círio de Nazaré. O principal objetivo é levar educação e cultura alternativa à sociedade por meio desses cursos.
"Com isso buscamos proporcionar à comunidade cursos que possam contribuir na vida profissional dessas pessoas e uma forma de aumentar o conhecimento", diz Josiane Ferreira, diretora do Centro Cultural Franco Amapaense.

As inscrições podem ser feitas na própria instituição. Entre os cursos, o que está fazendo mais sucesso é o de Customização de Camisetas para o Círio de Nazaré, onde muitas mulheres já procuraram para fazer parte da turma.
Todos os cursos e oficinas são gratuitos, com inscrições abertas durante a sua realização das aulas. O curso iniciou na segunda-feira, dia 9 de setembro, com duas turmas: de segunda a quarta-feira, das 18h às 20h30; e de terça a quinta-feira, das 14h30 às 18h30. Durante as aulas, são ensinadas técnicas artesanais para pintura em tecido e customização com temáticas diversas, priorizando o tema Círio de Nazaré. A capacitação encerra na primeira semana de outubro.
"Nós estamos trabalhando com a temática do Círio, numa diversidade de técnicas artísticas. Além de customizar, nós estamos usando Pet Colagem, Pet Aplique, Decopagem, etc. [...] Nós vamos usar outra técnica que é o Maxicolar já aplicado na blusa, que é o diferencial, pois você vai sempre ter que ir buscando inovações para as pessoas estarem comprando, se deliciando e ficando belas no círio", afirma uma das professoras que ministram o curso, Rosana Olívia.
A educadora também acrescenta que alunas evangélicas, já participantes do curso, pediram para que outros temas fossem incluídos no programa de customização, como os temas Encontro de Casais com Cristo (Ecc) e Juventude Cristã (JC).
"O interessante é que algumas moças evangélicas pediram para fazer com outros temas; podem vir fazer, porque as técnicas serão as mesmas, com as temáticas diferenciadas". De acordo com Rosana, as inscrições se encerraram nesta sexta-feira, dia 13 de setembro.
Rosana Olívia finaliza, acrescentando que as alunas aprendem, além da customização, técnicas de empreendedorismo, para uma venda mais qualificada. "Aqui no franco, estamos desenvolvendo as técnicas, mas também a equipe de empreendedorismo está ajudando sobre como esta pessoa vai para o mercado de trabalho, vender com segurança, sabendo vender e sem perda de dinheiro".


Nenhum comentário:
Postar um comentário