sexta-feira, 20 de setembro de 2013






Programação comemora Equinócio da Primavera que acontecerá neste domingo (22)
Fabiana Figueiredo
fabianafb.ap@hotmail.com


Macapá se prepara para mais um Equinócio, fenômeno que movimenta o Turismo no Estado. O evento acontece duas vezes ao ano, e a estimativa para o Equinócio da Primavera 2013 é de cinco mil visitantes.

Iniciou ontem, dia 20 de setembro, mais um Equinócio da Primavera edição de 2013. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e instituições parceiras, durante o período de 20 à 22 deste mês. O fenômeno é conhecido em todo o mundo e será celebrado no Amapá com extensa programação no Monumento Marco Zero do Equador.

O fenômeno do Equinócio ocorre duas vezes a cada ano, em Março (Equinócio de Outono) e em Setembro (Equinócio da Primavera), e marca o início das estações, em que tanto o dia como a noite têm a mesma duração. Macapá é a única capital brasileira cortada pela "Linha Imaginária do Equador", localizada no meio do mundo.
De acordo com o secretário de Turismo, Richard Madureira, a programação tem o objetivo de contribuir com o processo de conscientização turística e cultural, prestando informações sobre astronomia e o Equinócio, sensibilizando a população local e os turistas para a importância do fenômeno.

"Macapá possui suas particularidades, tais atrativos naturais, históricos, culturais e científicos oportunizam a organização de eventos que estimulem a participação da população e proporcionem o conhecimento da cultura, da gastronomia, da música, da dança, do artesanato e da diversidade turística. Isso favorece o desenvolvimento da região", afirma o secretário de turismo.
O fenômeno do Equinócio da Primavera está previsto para acontecer às 17h44, deste domingo, dia 22 de setembro. Neste dia, acontecerá, ainda, o lançamento do Selo dos Correios homenageando o Monumento Marco Zero do Equador com a apresentação do Projeto MarabaiShow e Samba no Meio do Mundo. A estimativa é de que mais de cinco mil pessoas prestigiem as ações e programações durante a programação do Equinócio da Primavera 2013.

PROGRAMAÇÃO
 
n Dia 20/09 - Sexta-feira
8h30 - 1º Encontro dos Interlocutores Municipais
10h - 1º Encontro com os Profissionais de Turismo do Estado do Amapá
18h - Sarau Literário
20h - Show Gospel
22h - Bandas Regionais

n Dia 21/09 - Sábado
10h às 18h - 2ª Gincana FestTur
14h - 5º Fest Jeep
18h - Projeto Rock no Meio do Mundo

n Dia 22/09 - Domingo (Dia do Fenômeno)
8h30 - Lançamento do Selo dos Correios homenageando o Monumento 
Marco Zero do Equador e 5º Fest Jeep - Estacionamento do Sambódromo
17h - Cerimonial do Equinócio
17h44 - Celebração do Fenômeno e apresentações culturais
18h à 0h - Projetos “Marabaishow” e “Samba no Meio do Mundo”


5º Colóquio Amapaense divulga e incentiva trabalhos fotográficos

Durante esta semana, no período de 23 a 28 de setembro, Macapá sedia o V Colóquio Amapaense de Fotografia. O evento é realizado anualmente desde 2009 com o objetivo de despertar interesse pela fotografia e mapear a produção fotográfica no Estado do Amapá.
No final de semana passado, os organizadores realizaram uma excursão fotográfica no Igarapé do Lago, comunidade composta em sua maioria por descendentes de escravos, situada à 87 Km da capital amapaense.
Durante a programação, diversas atividades serão ofertadas, como mesas de debate, cursos, palestras, mostras de portfólio, vivências fotográficas, exposições e exibição de filmes. Enquanto oficinas acontecem durante o dia inteiro, o público é convidado ao lazer cultural, na noite de encerramento do evento que mesclará música, poesia e intervenções múltiplas com a linguagem fotográfica.
Em ação de intercâmbio produtivo e formativo o V Colóquio Amapaense de Fotografia contará com a participação de Mestre Júlio, um dos fotógrafos brasileiros de referência no processo de Fotopintura, e Alexandre Sequeira, artista conceituado no uso experimental da fotografia que tem como um de seus trabalhos mais conhecidos a série "Nazaré de Mocajuba". Alexandre Sequeira e Mestre Júlio estarão presentes no colóquio para apresentar seus processos artísticos e ministrar cursos na área.
O V Colóquio Amapaense é realização do Fotoclube Fotógrafos Anônimos, clube amapaense de fotografia com quase dois anos de atuação, e pelo Serviço Social do Comércio no Amapá (SESC/AP). (Fabiana Figueiredo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...