quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ATLETA DE PONTA




Eliel Oliveira - Natação



Reinaldo Coelho
Da Reportagem

Os grandes nomes da natação local treinam na única piscina olímpica amapaense, algumas dessas promessas já estamparam a editoria "Atletas de Ponta", que é destinada a apontar as revelações do esporte amapaense, Joylton Ferreira, Lorrana Mourão, João Gabriel, Everton Messias entre outros já participaram, e, nesta semana, outro nadador estará no Tribuna  Eliel Oliveira.
"Vinte e nove anos de idade, vinte e três deles dedicados a natação, que para mim além de ser uma ferramenta para a saúde física e uma maneira que utilizo para extravasar o stress diário e um método de conquistar e superar obstáculos". É assim que Eliel Oliveira define o seu esporte preferido, a Natação competitiva.

"Comecei a nadar com seis anos de idade, na piscina do Centro Didático "Chico Noé", no bairro do Laguinho". Ele justifica sua iniciação pelo esporte aquático devido ser o esporte mais indicado para pessoas com problemas de saúde, principalmente os portadores de asma. "Os médicos sempre aconselhavam a natação. A minha mãe me colocou para eu começar praticar um esporte".
Existe na Educação Física escolar, quando voltada para a prática de natação as etapas que devem ser cumpridas, um deles é a inciação, pois prioriza a aquisição de amplo repertorio motor, além dos domínios dos gestos natatórios Já o segundo visa o incremento da preparação física do nadador com rigor técnico visto que uma melhor condição física é pré-requisito para a competição, objetivos de muitos que chegam a esse nível. "Quando completei nove anos e tinha passado por todos os métodos básicos da natação, o meu professor Hernando Modesto e ele perceberam que eu estava a níveis a frente de meus colegas então decidiram que já tinha potencial para treinar e competir. Desde dessa idade passei a competir".

Isso dá ao Eliel Oliveira o titulo de um dos nadadores com mais tempo continuo na natação esportiva. "Hoje na ativa eu sou mais velho, tem outros colegas com mais tempo do que eu mais que não estão competindo mais".
Para Eliel a natação além de proporcionar para o ser humano que é a saúde, "pois sem saúde você não consegue usufruir nada de bom na vida e a disciplina". Hoje ele treina no Centro Didático Capitão Euclides Rodrigues, a Piscina Olímpica. "O meu atual técnico é o professor Silvio Guilhermino, que há 28 anos ensina a arte do desporte e treino na Piscina Olímpica, voltado para as competições regionais e nacionais".

Conquistas

As conquistas de Eliel Oliveira nesses vinte e três anos como nadador amapaense lhe trouxe incontáveis medalhas, porém o amor a natação o impediu, como a maioria dos seus colegas, de abandonar o esporte aquático. "Lembro que quando iniciei a procura era grande para  a pratica de natação, havia seleção e muitos garotos saiam chorando por não terem conseguido vagas. Tínhamos de esperar para poder praticar. Hoje o descaso com o esporte é tão grande que não tem cloro para limpeza básica das piscinas. E as piscinas estão abandonadas. Se tivermos trinta alunos treinando estamos com a piscina lotada"

Títulos

Nas competições estaduais foi inúmeras, ele relembra que a nível regional competiu em um dez eventos, uns dos últimos foi o Troféu Leônidas Marques em Belém (PA). "Fiquei em quarto lugar. Na Norte Nordeste, competi cinco vezes, tive quatro medalhas de bronze. Já tivemos grandes nomes da natação amapaense Arielberto que a dois anos  foi campeão brasileiro e que teve de parar por falta de apoio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...