quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DEFESA CIVIL

DEFESA CIVIL DE MACAPÁ

Pluviômetro, prevenção para o período invernoso  


Reinaldo Coelho
Da Reportagem


Aproxima-se o período invernoso da região amazônica e os órgãos de Defesa Civil estadual e do município de Macapá, já estão se mobilizando para um trabalho de prevenção de enchentes e alagamentos na capital amapaense.

Para ajudar na prevenção o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI),  fez a entrega de pluviômetros semi-automáticos para alertas de chuvas e prevenção a desastres causados pelas precipitações, os  aparelhos foram entregues para 360 municípios.

E Macapá foi um dos beneficiados, pois fica localizada em  uma altitude de 14 metros acima do nível do mar sendo cercada e entrecortada pelas chamadas "áreas de ressaca", que são áreas alagadas e de lagoas, onde parte do dia está coberta pelas águas e outras é um terreno lamacento. Por essa posição geográfica e pelo abuso no aterramento de seus igarapés e ressacas está hoje em uma situação onde qualquer área baixa, onde uma chuva de 2 a 3 milímetros pode colocar em risco a moradia e a mobilidade de uma família é caracterizada como ponto de alagamento.

São oito equipamentos que serão distribuídos na zona sul, norte e centro de Macapá, através do projeto "Pluviômetro nas Comunidades", do  Cemaden.

Para se familiarizar com a nova tecnologia, cerca de 50 guardas civis municipais participaram de uma capacitação com técnicos do Cemaden sobre a instalação do aparelho. Além da Guarda Municipal, representantes da Defesa Civil do Estado também foram convidados.

O Inspetor Maicon Kirley da Defesa Civil de Macapá disse que o trabalho com os aparelhos recebidos será em conjunto o Centro de Meteorologia do Iepa, e o próprio Cemaden em São Paulo. "São mais de 2.500 pessoas nos locais mapeados, com os pluviômetros recebidos teremos dados mais preciso, podendo antecipar algumas situações de alagamento. Os pluviômetros nos darão condições de montarmos os dados estatísticos da quantidade de chuva caída em determinado local da cidade em milímetros e esses dados serão repassados ao Cemaden que nos devolverão em formato de mapas e dados estatísticos". 

Pontos de alagamento

Segundo explicou Maicon Kirley, na área urbana de Macapá, foram pontuados 620 pontos de risco. O inspetor destacou seis pontos como críticos, localizados nos bairros Jardim Marco Zero, Congós, Zerão, Cuba de Asfalto, Santa Rita e Muca. "Um projeto que amenizaria as enchentes seria a ampliação das áreas de drenagem", ressalta o inspetor.

Para o inspetor a parceria com a defesa civil estadual vem ajudar em muito o trabalho do órgão municipal. "Necessitamos de um maior aparelhamento logístico no município. Porém a nossa parceria com a defesa estadual que já possui equipamentos mais aprimorados, vem a contribuir". 





------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pluviômetros
Cada aparelho vem com um tripé e um visor digital, que emite o que o pluviômetro coleta de chuva. Hoje, a medição é feita manualmente e caberá aos profissionais capacitados anotarem a quantidade de chuva que cai no aparelho. Com essa tecnologia, não será mais necessário ir até o pluviômetro, na chuva, para verificar a medição. O pluviômetro semi-automático registra a quantidade de chuva a cada hora e a exibe no visor. Ele armazena os dados de até 96 horas. Caberá aos guardas municipais anotarem e transmitirem a informação para a Defesa Civil.

Resposta a Desastres Naturais 
Com o lançamento do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, em 2012, aumentaram os investimentos em ações específicas, visando ampliar a estrutura de monitoramento nas cidades classificadas como prioritárias, com base na recorrência de desastres e número de óbitos.
Atualmente, o Cemaden monitora e analisa risco de desastres em 274 municípios, além de contar com uma plataforma de base de dados para monitoramento de risco de desastres naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...