sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CULTURA

Feira de Natal

Fazendo negócios com a magia natalina


Reinaldo Coelho
DA Reportagem

Dezembro esta aí, já tem cigarras cantando
Bolas coloridas na cidade estão brilhando
Pisca-pisca na varanda e uma guirlanda decorando
É a magia do Natal que está se aproximando.


Quer conferir essa magia natalina leve sua família até a Orla de Macapá, em frente da Casa do Artesão, você vai encontrar empreendedores produzindo arte para trazer para a realidade a Magia de Natal. Em sua terceira edição a Feira de Natal está atraindo negócios e divertindo o publico e acontece até o dia 31 de dezembro. 

Artesãos, empreendedores e moveleiros comemoram o sucesso do aumento de vendas na Feira de Natal. A iniciativa tem o objetivo de estimular e fortalecer o segmento do artesanato, dos empreendedores individuais e microempreendedores por meio do fomento do comércio no período natalino.

Com uma estrutura de cinquenta metros e uma variedade de produtos feitos especialmente para o evento, a feira está sendo aprovada pela população e por turistas que procuram presentes diferenciados para brindar os amigos e familiares neste final de ano.

Cerca de noventa artesãos dos dezesseis municípios confeccionaram as mais variadas peças, que vão desde arranjos natalinos como vasos, anjos, árvores de Natal e diversos artesanatos feitos a partir do cipó-titica, madeira, cerâmica, além das manualidades e quadros feitos por artistas plásticos da região.

Além de todos os produtos, a Feira de Natal, que faz parte do "Natal de todos é tempo de paz", projeto do Governo do Amapá, promove uma vasta programação durante o mês de dezembro com cantatas de Natal, apresentação de orquestras, presença do Papai Noel, queima de fogos, shows musicais, teatrais e réveillon nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.

A Feira de Natal já é tradição, além de ser uma forma para promover a cadeia produtiva do artesanato do Amapá. A feira segue até o dia 31 de dezembro, em frente à Casa do Artesão, e funciona diariamente das 16h às 22h.


Museu Sacaca entra no clima de Natal e faz programação especial


O Museu Sacaca promove uma programação especial de Natal, de 17 a 26 de dezembro. A programação inclui espetáculo o Concerto de Natal, do grupo Camerata Essência; o Auto de Natal, com o grupo de Teatro Educart e a Turma de Nescau; além de Contação de História Especial de Natal, com o grupo Boca Miúda; e o Planetário Maywaka, (Sessão de Cúpula).

CANTOR  NIVITO GUEDES
As apresentações são voltadas para o público em geral e o evento promete um cenário diferente, tudo em ritmo de Natal. O projeto ‘Fim de Tarde no Museu’ também entra no clima natalino com as apresentações musicais do cantor Nivito Guedes e Nara Lima e na poesia de Kássia Modesto e Anne Carvalho.

O objetivo maior da programação é divulgar os espaços do museu e possibliltar que a população conheça o ambiente do museu. “Por incrível que parece ainda temos amapaenses que não conhecem o Museu Sacaca. Por isso, estamos fazendo essa programação para possibilitar a essas pessoas que venham conhecer o museu, saber o significado do espaço, além aprender um pouco sobre o significado natalino”, disse Nayara Cavalcante gerente de Eventos Culturais do Museu Sacaca. (G1 AP)

Programação
21/12
Planetário Maywaka (Sessão de Cúpula)
Hora: 14h às 17h
Local: Maloca Multiuso
21/12
Auto de Natal - A turma de Nescau
Hora: 16h às 17h
Local: Auditório Waldemiro Gomes no Museu Sacaca
26/12
Projeto Fim de Tarde no Museu
Música: Nara Lima
Poesia: Annie Carvalho
Hora: 19h às 22h
Local: Praça de Alimentação do Museu Sacaca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...