sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Editorial-------------------------------------------

Que venha 2014

E chegamos ao fim de 2013. Um ano duro, cheio de desmandos. Inúmeros denunciados nestas páginas semanais deste humilde jornal que se mantém na oposição. Não foi, não e nem será fácil, mas continuaremos assim, com os dedos livres para levar a nossos leitores o outro lado da moeda que muita gente ganha muito bem para esconder.
Consciência limpa nesse fechamento de ano, com a certeza de que colocamos em prática o bom jornalismo, longe da bajulação e do puxa-saquismo a que muitos se prestam hoje para manter seus temporários empregos. Preferimos ficar do lado da imprensa que não se curvou aos caprichos do "imperador". Somos a subversão com textos ácidos sim, mas responsáveis. Somos pequenos, mas incômodos.
Ameaçados, destratados e até ignorados ao buscar o outro lado da notícia, mas nada nos fez esmorecer. Afinal, somos jornalistas, no sentido mais amplo desta palavra. Informar, para nós é um sacerdócio. Fomos a mão que descortinou o palco dos horrores ao qual essa gestão perdida remeteu o Estado.
Mostramos a quem nos lê, a realidade da saúde, com remédios superfaturados, equipamentos caros abandonados em depósito. Falta de medicação básica, esparadrapo e até agulhas. Mas acima de tudo, denunciamos a falta de gestão e compromisso. Um compromisso que pega em cheio o tripé administrativo que além da saúde, tem a educação e a segurança como base do Estado. Infelizmente, o que soubemos investigando fatos foi que tudo hoje está enfraquecido. Temos uma saúde em frangalhos, uma educação descontente e desestimulada e uma segurança sem aparelhamento.     
Por outro lado, vemos uma propaganda milionária. Para ser mais preciso, uma propaganda de R$ 28 milhões. O objetivo é claro: tentar confundir a opinião do cidadão criando ilusões. Neste mundo de delírios, o Amapá é de primeiro mundo. Tem hospitais de ponta, segurança aparelhada, educação impecável. Resumindo, a coisa é mais ou menos assim: eles mentem, nós denunciamos e o povo julga. Tanto julga que as pesquisas de popularidade feitas ao longo do ano colocou o "imperador" Camilo Capiberibe com uma rejeição gigantesca. Eles, claro, relutaram, disseram que tudo foi forjado.

Mas a mais recente veio de ninguém menos do que o Ibope. E lá está o que noticiamos antes, a rejeição estratosférica do "imperador". Nosso papel é noticiar, não mentir. A mentira é própria deles, assim como as tentativas de repressão que nunca nos intimidaram. Nos despedimos deste ano com a certeza de que informamos da melhor forma possível e vamos para o novo ano com mais disposição de manter a mesma posição. Portanto, que venha 2014!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...