sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Elielson Furtado1
Iraldo Leitão2
Viviane Simões3

A sociedade e a evolução das ciências contemporâneas


Por séculos, as ciências eram estudadas separadamente,  numa visão unidirecional e centralizada,  com foco específico apenas num estudo de determinado conhecimento. Com a evolução pedagógica da educação, nas universidades e escolas básica se o avanço da própria concepção científica, os conhecimentos foram se  aproximando  uns dos outros, com a necessidade alternativa de um trabalho em conjunto (não mais separado) e, portanto, a necessidade de conceito de  interdisciplinaridade, a qual alia projetos educacionais que atualmente fazem parte diária  no ambiente escolar e que vem sendo um grande desafio para profissionais da educação.
A forma como o professor conduz o processo de aprendizagem no âmbito escolar, buscando promover uma interação entre o aluno e o cotidiano usando como base o senso comum e popular é de fundamental importância, assim o educador poderá introduzir o conhecimento cientifico com melhor eficiência diminuindo as dificuldades no ensino aprendizagem, pois as ciências naturais como umas das mais diversas áreas do conhecimento têm como principal ferramenta a interdisciplinaridade devido isso tem sido um desafio para muitos profissionais, pois tem que buscar o domínio de outras áreas do conhecimento, com esse conjunto de informação sobre vários campos de trabalho o professor estará cada vez mais preparado para dar continuidade a esse trabalho. Atualmente o mercado de trabalho   exige que o profissional esteja atualizado, pois a informação ficou tão dinâmico na área de ciências naturais. Que o educador precisa estar alerta sobre a função da interdisciplinaridade, não se trata de eliminar disciplinas, mas de torná-las comunicativas entre si, conhece-las como processos históricos e culturais, torná-la necessária a atualização quando se refere às práticas do processo de ensino-aprendizagem. A partir da utilização do Método de Projetos no ensino aprendizagem passa a ser lida como uma metodologia global, onde o conhecimento da realidade e a intervenção nela tornam-se subsídios do mesmo processo, inversamente às metodologias tradicionais que trabalham com conteúdos fragmentados, administrando uma organização divididapor disciplinas. Nesse contexto, novos papéis são atribuídos a professores e alunos.
 O professor torna-se um mediador, dividindo com os alunos a responsabilidade pela construção do conhecimento, enquanto aos alunos, cabe-lhes desenvolver uma postura ativa de pesquisadores e o professor fica incumbido de fazer intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa é fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito da pergunta que se espera construir hipóteses para responder a questão pois é uma das tarefas do educador fazer o aluno pensar, refletir aguçar a curiosidade com ensino inovador.


1Acadêmico da UEAP do curso de licenciatura em ciências naturais do município de Macapá/ Amapá: e-mail: Elielson_furtado@hotmail.com
2Acadêmico da UEAP do curso de licenciatura em ciências naturais do município de Macapá/ Amapá: e-mail: iraldo-silva@hotmail.com.
3Professora especialista vinculada a Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

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