sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Futebol


AMAPAZÃO
Os números e a analise do certame estadual de 2013

O ‘Santos’ foi o Campeão do 1º turno e o Macapá, Campeão do 2º turno 
e os artilheiros dessas equipes se encontraram para decidir o título 

E. BARBOSA


A edição desta semana abrange de forma resumida, alguns aspectos vistos por três comentaristas esportivos que atuaram no decorrer do Campeonato Amapaense de Futebol Profissional de 2013. Dentro do contexto, o certame estadual obteve aspectos iguais nos dois turnos, índices negativos, e positivos.
De acordo com o que disse Mario Sérgio, comentarista esportivo da Rádio Difusora de Macapá (RDM), entretanto, os números demonstram que foram jogadas 47 partidas, e foram marcados 116 gols apontando uma média de 2,5 % gols por partida. "Foi um campeonato interessante do ponto de vista das equipes, se fosse pontos corridos, o que mais fez ponto foi o Trem com 22, e o Macapá somou 21 pontos, sendo que o Trem não disputou o título do certame, mas de bom desempenho, o Santos foi campeão do 1º turno por que fez uma boa campanha, o Macapá venceu o 2º turno, então essas equipes mereceram disputar o título estadual" ressaltou o comentarista, Mário Sergio (RDM).
Por tanto, o comentarista esportivo Fernando Mareco, Rádio Porto (RP), analisou o certame como positiva, devido o 'Santos Amapaense' exportar três jogadores nesta temporada para o Clube do Remo do Pará. "Já faz muito tempo que não temos jogadores na vitrine do futebol brasileiro, no Amapazão 2013, o 'Santos' foi campeão do 1º turno, o Macapá venceu o 2º turno, quem pode ser campeão? O 'Santos' é um time encorpado maduro, experiente, o Macapá ganhou corpo durante a competição, é um time jovem, mas, tem um conjunto e eu daria 50% de chance para cada lado" avaliou o comentarista da Rádio Porto.
De certa forma, o comentarista esportivo da RDM, historiador Célio Alício entendeu que, o Campeonato Amapaense 2013 não pode ser vista de forma muito positiva. Por que, de alguns anos pra cá, ele tem decrescido, tanto na parte da organização quanto na disputa do certame, houve uma queda no investimento dos clubes, na montagem de elencos, e a limitação de atletas de fora do estado, por causa das limitações financeiras. Tecnicamente, o campeonato vem ao longo desses anos perdendo qualidade, as tabelas dos jogos a conseqüência dos tapetões nos tem um procedente muito negativo do ano passado, o campeonato ter terminado no STJD, e que o campeão do ano passado não ter participado este ano. "É muito negativo por que o campeão do ano passado acaba desistindo do certame por questões extra campo, então, essas questões atrapalham o andamento do campeonato, o próprio desempenho técnico de alguns jogadores, em outras edições do campeonato se saíram muito bem, este ano não brilharam, se a organização não apropriada, e se os jogos não são bons, evidentemente que a torcida vai desaparecer do estádio" frisou Alício (RDM).

Contudo, o certame deste ano se sobressaiu às questões vistas no tapetão do ano passado. Na partida decisiva do título foi visto os dois artilheiros dentro das equipes finalistas. Everton Clay artilheiro do Santos, e Alessandro artilheiro do Macapá. São números que há muito tempo não se via no certame local, o campeão mereceu ganhar o título por méritos desenvolvidos no decorrer do estadual dentro de campo, e não nas garras da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...