sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

papo farto

RÉVEILLON... TUDO SE RENOVA


Caro amigo leitor, final de ano, passamos o Natal. Nasceu Jesus. E agora? Réveillon! Festas! Mas comemorar o que. O que acabou ou o que vai começar. Reflexão. Se foi bom, comemorar, se foi ruim, serviu de experiência, começar tudo de novo e aguardar o que virá. Sem filosofar, 2013 se acaba com rebuliço político e social. Político, na justiça; social, nas ruas e avenidas do Estado. Foi um ano de fogo. Literalmente, chamas para todos os lados. Perpétuo Socorro, que Deus me perdoe, ardeu em chamas. Até o comércio foi atingido por um incêndio. Um ano com tristezas locais, regionais, nacionais e mundiais. Mas é Ano Novo. Tempo de renovar os objetivos, RÉVEILLON"

Você sabia que o ano-novo se consolidou na maioria dos países há 500 anos? Desde os calendários babilônicos (2.800 a.C.) até o calendário gregoriano, o réveillon mudou muitas vezes de data. A primeira comemoração, chamada de "Festival de ano-novo" ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a. C. Na Babilônia, a festa começava na ocasião da lua nova indicando o equinócio da primavera, ou seja, um dos momentos em que o Sol se aproxima da linha do Equador onde os dias e noites tem a mesma duração.

As comemorações de Ano Novo variam de cultura a cultura, mas universalmente a entrada do ano é festejada mesmo em diferentes datas. O nosso calendário é originário dos romanos com a contagem dos dias, meses e anos. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de Abril. O Papa Gregório XIII instituiu o 1º de Janeiro como o primeiro dia do ano, mas alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Só que as pessoas passaram a pregar partidas e ridicularizar os conservadores, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Assim, nasceu o Dia da Mentira, que é a falsa comemoração do Ano Novo.

As pessoas valorizam muito a festa de Ano Novo, porque sentem o desejo de se renovar. Uma das nossas tradições é sair às janelas de casas batendo panelas para festejar a chegada do novo ano. Nos dias 25 de Dezembro e 1º de Janeiro, costumamos comer muito e comemorar.

Para as superstições, comer 12 passas durante as 12 badaladas na virada do ano traz muita sorte, assim como subir numa cadeira com uma nota (dinheiro) em uma das mãos. Onde há praia, há pessoas que mesmo no frio do Inverno conseguem entrar na água e saudar o Ano Novo. No Amapá, não é diferente, temos o culto afro, geralmente realizado na praia de Fazendinha. Quem pode, curte queima de fogos em Copacabana, Fortaleza, Miami, e pelo mundo a fora. Mas, se falta a grana para viajar, teremos show na Beira Rio, e a possibilidade de assistir a cinco(05) minutos, isso mesmo, cinco(05) minutos de fogos.Lamentável, mas aproveite, pois cinco minutos passa rápido. Viu opções não vão faltar. Assista as queimas pela TV, pois o horário de verão permitirá ver queimas em Copacabana não vivo e depois curtir a nossa, cinco (05) minutos. Feliz 2014 e Scooth para todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...