Só que foi assim....
Eu não sei como convive no mesmo ambiente político a velha e a "nova" guarda do PSB. Um dia um ouvinte ligou para o programa Tribuna Amapaense no Rádio e afirmou que nos ocupávamos da família Capiberibe por que dava Ibope. É verdade sim, embora exista divergência com a postura do senador Capiberibe, ele é uma liderança política inconteste, comanda um partido que há quase 20 anos reveza o poder no Estado e possui um filho que é governador e a mulher deputada federal.
Capiberibe governou o Amapá por oito anos, antes o município por quatro e foi o primeiro que implantou um programa de governo baseado nas teses do desenvolvimento sustentável. Ganhou holofotes mundo a fora. Imaginem que sacada de marketing político teve o esperto Capiberibe. Mas, se eternizou na política brasileira por ter sido o primeiro senador cassado da República. Mantém-se fiel ao seu discurso. É um exilado político, vítima da ditadura. Há controversas e exatamente por isso, é que ele continua nas pautas do jornalismo tucuju e com frequência consegue os holofotes da grande mídia.
Janete Capiberibe, companheira de luta do Senador, exilada, teve filhos sem o conforto das modernas e luxuosas maternidades, assumiu cargos relevantes no governo do marido e com sua voz cândida, quase infantil esconde uma mulher de opinião e cruel com seus adversários. Ela é quem bate no lombo dos inimigos do clã. Por isso, ganhou luz própria e consegue a duas eleições seguidas ser a deputada federal mais votada. Em uma eleição ela foi tão bem votada que quase leva uma bucha consigo para Brasília, sozinha teve mais de 30 mil votos.
Capiberibe, com uma fala grave, com um discurso sofista ele encanta as massas e com isso vai sobrevivendo, mas a técnica é sem dúvida os ataques virulentos aos adversários.
Não tem o bom sem defeito. Capi não fez um partido político para os socialistas, fez um partido para a família dele. Correligionário bom é aquele que diz sim senhor e não senhor quando o assunto é mando, então é só os Capiberibe mesmo. Com essa postura ele afasta os aliados com a mesma velocidade que atrai. E por isso perdeu a chance de governar o Amapá por mais oito anos. Não conformado em arrumar um lugar para o filho na Assembleia Legislativa contrariando boa parte da velha guarda do partido, o lançou candidato a prefeito e em seguida a governador. Bem, na primeira perdeu por pouco, a na segunda eleição majoritária a Polícia Federal lhe deu o mandato.
Pelo desempenho do governo camiliano fico imaginando o que passa pela cabeça do senador Capiberibe. "Que merda eu fiz." Primeiro quem governa é a Cláudia, semelhança com o Capiberibe. Janete governava, porém com bem mais tato e habilidade que a paulistana arrogante, apesar de bela. A turma experiente do PSB foi preterida e em alguns cargos estratégicos assumiram uns aloprados.
Parece que depois que a "vaca foi pro brejo" Camilo aceitou a participação de pessoas mais experimentadas, isso porque o IBOPE/CNI apontou uma rejeição popular de 75% de um governo insosso e inodoro.
Capi mentia de forma mais convincente. Quando ele dizia que estava fazendo uma revolução na floresta, vendia para os gringos que o Amapá seria modelo de desenvolvimento sustentável para o mundo e a turma comprou a ideia, todo mundo queria ouvir isso. Camilo Capiberibe nunca acreditou nisso porque sabia que tudo não passava de falácia. Era utopia pura, viagem telúrica, psicodélica de um sofista hábil com as palavras.
Mas, as loucuras do Capiberibe e de seus apoiadores não chegaram a bizarrice de fazer um busto de bronze para um cara que construiu um ramal de aproximadamente 12 quilômetros.
Se isso vazar para o Brasil que fica na margem direita do Amazonas, vira alvo de piada de mau gosto. Não obstante aos índices decepcionantes que o Amapá amarga ainda governado por uma atrapalha trupe de sucupiranos. Capi coça o bigode, enrola as pontas e pensa alto. Porra, onde eu errei? E dá um trago profundo que lhe entope os mais recônditos brônquios pulmonares e a cabeça feito bailarina e na sua retina estrelas piscam e borboletas voam. Meu garoto, diz Capi. Responde Camilo, um, meu paipai.

Nenhum comentário:
Postar um comentário