sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

CULTURA

Escola Livre de Música

Beneficia moradores do Congós

Escola Livre de Música será construída na área de ressaca, localizada no bairro Congós.

A música clássica esta invadindo as periferias de todo o país e agora chegou a Macapá, um concerto para arrecadar verba para construir escola de música em área periférica de Macapá estará acontecendo no dia 30 de janeiro no Teatro das Bacabeiras as 20 horas e o ingresso custa R$ 10.
Essa importante iniciativa partiu da Associação Educacional e Cultural Essência (Aece) que tem o objetivo de construir uma escola de música na 17ª Passarela do bairro Congós.

A Orquestra Essência e o pianista curitibano Ben Hur Cionek vão realizar o show beneficente, Evento terá clássicos de Bach, Mozart, Beethoven, Schubert e outros.  O maestro da Orquestra Essência, Elias Sampaio, acredita que a Escola Livre de Música proporcionará mais
Maestro Elias Sampaio
cidadania à comunidade local através de aulas instrumentais gratuitas para crianças e adolescentes, além da prestação de ações de saúde e segurança. "Na escola não haverá só música. Ela será mais um estímulo para as pessoas que vivem nas pontes e que sofrem com a deficiência de serviços públicos", explicou.

A Escola Livre de Música já tem espaço para a construção da sede. Um morador local doou o terreno que fica na área de ressaca, casas interligadas com palafitas. "Precisamos de qualquer ajuda. De madeira a cadeiras escolares, tudo será bem-vindo", afirmou o maestro.

"O projeto Escola Livre oferece aulas de música para crianças de áreas em vulnerabilidade social. A renda do concerto iremos direcionar ao pólo da 17ª Passarela do bairro Congós, que é onde acontece o projeto Orquestra vai à ponte, para a construção de um galpão para atender às crianças da localidade", reforçou o maestro, organizador do evento.

Orquestra vai as pontes

No local, já existe o projeto 'Orquestra vai à Ponte', o qual leva música clássica aos moradores das palafitas. O projeto atende jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A primeira apresentação aconteceu em uma pequena igreja, no mês de junho de 2013. A igreja transformou-se em um teatro improvisado.
Criado pela Associação Educacional e Cultural Essência, o projeto consiste na apresentação de concerto musical, com a finalidade de atrair crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade.

"Pretendemos apresentar de maneira didática como se faz um concerto. Temos vontade de ir a todas as pontes da cidade. Ainda no mês de junho iremos aos bairros Pacoval e Muca", garantiu a presidente da associação, Heloisa Batista.
Pianista curitibano Ben Hur Cionek 

A entidade é autora do projeto Sistema de Bandas e Orquestras do Amapá, que possui seis pólos na capital. Crianças e adolescentes recebem instrumentos e aprendem a tocar música erudita. "Nós temos pólos nos bairros Jardim, Curiaú, Marabaixo, Centro, Santa Inês e Zerão. Pretendemos implantar mais quatro. O próximo será aqui no Congós", afirma Heloisa.
Segundo a presidente, para se inscrever e participar do projeto, basta a criança ou adolescente ir ao local do pólo acompanhada dos pais ou responsável e comprovar que está matriculada em uma instituição de ensino fundamental ou médio.

Associação Educacional e Cultural Essência
A entidade é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, localizada em Macapá. Ela atua com o objetivo de promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens por meio da música.

Para colaborar ou conhecer de perto o projeto, o contato é por meio do maestro Elias Sampaio nos telefones (96) 88097978 ou 8117340 e, ainda, pelo email educar.essencia@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...