Encena o espetáculo 'Novo Amapá'
Apresentações acontecem no Teatro Porão, no Sesc Araxá. O espetáculo lembra o naufrágio do barco 'Novo Amapá'.
Reinaldo Coelho
O projeto 'Vamos Comer Teatro' inicia as apresentações teatrais de 2014 com o espetáculo 'Novo Amapá', que lembra o naufrágio da embarcação de mesmo nome, ocorrido em 1981. Mais de 300 pessoas morreram na tragédia.
Promovido em parceria com os grupos Eureca e Cia. Supernova de Teatro Experimental, o espetáculo 'Novo Amapá' está há três anos em cartaz. Neste ano, o desejo de trazer o espectador para junto dos atores, levou para o Teatro Porão do Sesc Araxá, Zona Sul de Macapá, a peça antes encenada no Teatro das Bacabeiras. As apresentações acontecem todas as sextas-feiras, as 20h.
De acordo com o diretor de arte da encenação, Paulo Rocha, a apresentação no teatro do Sesc/AP dará um novo formato ao espetáculo. "No Teatro Porão temos um teatro intimista, onde o público está mais próximo dos atores, praticamente dentro da cena. A sensação é outra, o espectador tem acesso aos mínimos detalhes. Além disso, devido a diferença entre os espaços, foram necessárias algumas adaptações de iluminação, cenário e encenação", frisou.
A peça
'Novo Amapá' é dirigida por Jones Barsou, que inseriu a musicalidade na reconstrução dos fatos, copiando o som do motor das pequenas embarcações usadas como o principal meio de transporte nos rios da Amazônia.
O enredo conta fatos ocorridos durante a viagem do Novo Amapá, contados por sobreviventes e familiares de vítimas. A composição do drama é suavizada com a adaptação do cenário e expressões corporais e falas que remetem à saudade deixada por aqueles que partiram. "A encenação promete emocionar o público presente", garante o diretor, Paulo Rocha.
Ao final de cada sessão teatral são promovidos bate-papos entre os artistas do 'Novo Amapá' e o público. A atividade fortalece a ideia do projeto Vamos Comer Teatro, que é assistir e conversar sobre a arte, além de incentivar as produções do teatro local. O elenco conta com atrizes e atores descobertos (ou convidados) pelo Grupo Eureca e Cia Supernova de Teatro Experimental em oficinas de iniciação teatral.
Espetáculo ‘Novo Amapá’
O espetáculo, com direção de Jones Barsou tem um olhar artístico e poético sobre o maior naufrágio fluvial da história brasileira. A montagem é baseada no texto "Triste Janeiro", do dramaturgo Joca Monteiro, que homenageia todos os envolvidos no fato, por meio da carpintaria poética.
O texto destaca-se em dois momentos: ao abordar a morte - narrada por uma criança - e como homenagem a todos os afetados pelo acidente, a exemplo dos heróis que prestaram socorro às vítimas.
Ficha técnica
Produção e iluminação: Marina Backman
Dramaturgia: Joca Monteiro
Direção de cena: Jones Barsou
Direção de Arte: Paulo Rocha
Elenco: Camila Aguiar, Netho Pereira, Arthur Cardoso, Anderson Pantoja, José Feiches, Géssica Palmerim.
‘Novo Amapá’
Data: Todas as sextas-feiras de fevereiro
Hora: 20h
Local: Teatro Porão, no Sesc Araxá - Rua Jovino Dinoá, nº 4311, no bairro Beirol.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)



Nenhum comentário:
Postar um comentário