sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

EDITORIAL

EDITORIAL------------------------------

É carnaval, cuidado

O carnaval está às portas e a preocupação de muita é uma só: Como ficar protegido da violência durante os dias de festa? De um lado a folia, bailes de salão, desfiles de blocos, escolas de samba, a banda, festas de rua, enfim, é carnaval. Do outro, está a bandidagem esperando a melhor oportunidade para atacar o frágil cidadão, exposto e desavisado. 
A polícia já avisou que vai estar presente e peso nos eventos principais, mas será o bastante? Se cobre um lado e se descobre outro. Segundo a própria PM, metade do efetivo está fora do quartel para cumprir expediente em gabinetes refrigerados. Garantem que pediram para que todos retornassem. Se isso acontecerá há tempo não se sabe. 
Câmeras de segurança irão monitorar o palco da folia de Momo, o sambódromo. A concentração de militares será maior por lá. A verdade é que a população está com medo e não dá dois passos para frente sem olhar para trás e para os lados. Alguns já se assustam até com a própria sombra. A frase temida é: Isso é um assalto!!! Ou então, perdeu!!!
A sensação deve ser das piores. Sentimento de impotência e pavor exalando dos poros provocada pelo cano de uma arma empunhada por um desconhecido que não dá a mínima para sua vítima ou se ela é pai ou mãe. Isso é indiferente. A vítima nada mais é que um objeto de lucro, um marionete que pode ser descartado com um único puxar de gatilho. 

Tem sido cada vez mais difícil conviver com este fantasma horrendo chamado medo. Somos observados sem saber e estudados. Frágeis presas prestes a sofrer o bote do predador. Antes de pensar em diversão no carnaval, pensa-se antes em, será que eu vou? Ou até mesmo em, será que eu volto? Infelizmente este é o modelo de vida que foi se moldando ao nosso dia a dia. O tempo dos pierrôs e das colombinas já vai longe. O que se vê nos dias de hoje são máscaras usadas com um propósito bem diferente do carnaval. E isso quando eles as colocam, pois a auto confiança é tanta, que as abordagens criminosas já são feitas de cara limpa em plena luz do dia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...