sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Mateus de Andrade - Jiu-Jitsu Trial

Reinaldo Coelho

A temporada 2014 para o lutador de Jiu Jitsu de Macapá, Mateus de Andrade começou com um grande desafio. Mateus disputou uma vaga para o Mundial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na primeira das duas únicas seletivas da América do Sul, do World Professional Jiu-Jitsu Championship 2014. Átila participou da seletiva realizada em Osasco - São Paulo. Ele trouxe da competição o primeiro lugar na categoria juvenil pluma até 58 Kg.
 O atleta também se classificou para o Campeonato Brasileiro de jiu-jitsu esportivo, que vai acontecer em abril, na cidade de São Paulo. Mateus vem treinando para a seletiva desde o ano passado e já pratica o esporte há três anos. Ele afirma que foi difícil conseguir a vaga, pois teve adversários de alto nível na seletiva.
"Quero agradecer a Deus por ter me ouvido, a meu amigo e mestre Orlando Júnior. À minha família que me incentivou e torceu por mim mesmo de longe, junto, somos mais fortes. Venho me preparando forte desde 2013 para essa competição. Não foi fácil, até porque o nível dos outros atletas é muito alto, e isso trouxe muito mais dificuldade. Já esperava atletas de peso como adversários. Esse campeonato reuniu os melhores do país, já que valia vaga para o Mundial",  disse o garoto.

Outros eventos
Antes disso, Mateus já havia conseguido importantes resultados nos Campeonatos Norte, Brasileiro e no Sudeste. Essa é a primeira vez que um atleta do Amapá se classifica para o Mundial na categoria até 58 Kg. Segundo o treinador do jovem, mestre Orlando Júnior, a competição na capital dos Emirados Árabes escolhe os dois melhores em cada categoria de cada país.
"Para um jovem como o Matheus, garantir a participação no Mundial é fundamental para quem sonha em seguir no esporte. Essa competição não é para qualquer um, ou seja, o atleta não pode ir lá e simplesmente se inscrever. Ocorre uma seletiva em cada país, onde se classificam apenas dois em cada categoria. Se ele conseguir um resultado positivo, sem dúvida que será a consagração dele."
Com a vaga garantida para o Mundial, Mateus afirma que seu objetivo é apenas treinar muito para estar bem na competição. "A partir de agora vou estar focado no Mundial. Espero poder ter um sequência de treinamento pesado e já pensando nos adversários que vou ter pela frente. Com certeza será muita 'pedreira' pela frente".
O World Professional Jiu Jitsu Championship é uma das maiores competições do mundo na modalidade, se não a maior. O World Professional Jiu-jitsu Trial fará dez seletivas em cinco continentes, garantindo a presença dos melhores atletas da atualidade. Duas seletivas serão disputadas na América do Sul, ambas no Brasil, a primeira ocorreu em Osasco (SP) e a próxima será em Gramado (RS), prevista para fevereiro. Los Angeles (EUA), Nova Iorque (EUA), Montreal (CAN), Londres (ING), Varsóvia (POL), Tóquio (JAP) e Sydney (AUS) são cidades que também estão no circuito. O WPJJ terá premiação recorde em 2014, serão mais de U$ 1 milhão de dólares em premiações. O Mundial Profissional de Jiu-jitsu deve acontecer na segunda quinzena de abril de 2014.
 Apoio
Para conseguir participar do mundial o atleta está em busca de patrocínios devido aos altos custos com passagem de avião, hospedagem, inscrição, etc. É uma boa oportunidade da Sedel, e as autoridades esportivas do Estado , apoiarem o atleta Matheus de Almeida, nesse momento épico do nosso esporte. Esperamos que nosso atleta Matheus, não vá para o sinal de trânsito ou vender feijoada pedir dinheiro para a sua viagem. Pois Matheus de Almeida estará representando o povo amapaense.

Gramados

A seletiva de Gramado para Abu Dhabi conta com 1.200 atletas confirmados. A novidade é a criação da categoria 4, com 12 competidores garantidos, destinada a lutadores com necessidades especiais. Os inscritos passarão por uma avaliação de classificação funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...