sexta-feira, 28 de março de 2014

IFAP

Ifap é credenciado a sedia 1ª Feira Amapaense de Matemática da Região Norte


Os excelentes resultados dos alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) nas Olimpíadas de Matemática credenciaram a instituição a sediar a 1ª Feira Amapaense de Matemática da Região Norte do país, prevista para acontecer no dia 26 de abril. Coordenada pelo colegiado de matemática do campus Macapá da instituição, a feira vai disponibilizar 60 vagas para a apresentação de trabalhos que podem ser inscritos até o dia 14 de abril.
Os quatro trabalhos melhor avaliados serão expostos na III Feira Nacional na Bahia. "Nosso objetivo é trazer as escolas do estado para dentro do Ifap e incentivar o estudo da matemática", avaliou o professor de matemática Márcio Getúlio Prado.
Para o diretor-geral do campus Macapá, Klenilmar Lopes Dias, a participação dos alunos em eventos e competições científicas é muito importante para que a ciência e a tecnologia do Amapá formem profissionais de alto desempenho. "Eles têm a oportunidade de interagir com alunos de outros estados e, ao buscar resolver problemas matemáticos de vários graus de complexidade, nosso aluno pode se superar e desenvolver melhor suas potencialidades", afirmou o diretor.

Obmep 
Além da feira, os alunos se preparam para participar da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Este é o quarto ano consecutivo que o Ifap participa do evento, e as estratégias para conseguir uma medalha já estão sendo planejadas pelos professores do colegiado da matemática do instituto. A ideia é montar grupos de estudos preparatórios para o Obmep no contra turno das aulas do ensino médio integrado, com reuniões duas vezes por semana. 
"A dinâmica desses encontros dará ênfase na revisão e aprofundamento de conteúdos e na resolução de questões de provas de anos anteriores e também de questões inéditas sugeridas pelos organizadores do evento", disse Márcio Prado.
Os alunos interessados em participar dos grupos de estudos receberão um comunicado direcionado aos pais ou responsáveis informando detalhadamente em que consiste o evento, a importância da participação no grupo de estudo e os horários dos encontros. 
"Participar da Obmep e receber uma de suas premiações traz ganhos para todos. A escola recebe equipamentos multimídias, os professores participam de sorteios de prêmios e os alunos acessam uma série de vantagens, como acompanhamento técnico e pedagógico para desenvolvimento de suas habilidades matemáticas, bolsas de estudos e viagens para participar de outras competições da área", disse Prado.

Em seu retrospecto de participação na Obmep, os alunos do Ifap já receberam várias menções honrosas. Essa premiação habilita o estudante a participar de um curso de matemática que acontece na Universidade Federal do Amapá (Unifap), um sábado por mês, das 8h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...