quinta-feira, 17 de abril de 2014

ESPORTE

Open Internacional de Karatê
Amapaenses conquistam seis medalhas

G1 AMAPÁ

Antes previsto para acontecer no início do ano, na Guiana Francesa, o torneio Open Internacional de Karatê foi realizado em abril e rendeu boas conquistas para a delegação amapaense, composta por seis caratecas. Os representantes estaduais trouxeram seis medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze.
Além das vitórias no tatame, o Karatê amapaense foi prestigiado internacionalmente. O presidente da Federação Amapaense de Karatê (FAK), Geyse Arruda, foi convidado a lecionar cursos em centro de treinamentos em Cayenne (Guiana Francesa) e Paramaribo (Suriname).

Etapa estadual

O foco agora são os próximos desafios. O estadual de Karatê está programado para o dia 4 de maio. Na sequência, haverá o brasileiro regional, previsto para 23 e 24 de maio, em Belém (PA). Apesar do intercâmbio com os países vizinhos, os atletas amapaenses ainda esbarram na falta de recursos financeiros para participação em torneios fora do Amapá.


"Nosso maior problema é a falta de patrocínio. A maioria dos atletas só consegue viajar com o 'paitrocínio' [ajuda dos pais] para competir fora do estado. Isso tem que mudar. Os governantes devem olhar com mais carinho para os nossos desportistas", pediu o presidente da FAK, Geyse Arruda, antes da viagem para a Guiana Francesa.

_______________________________________
Campeonato Brasileiro Master: 

Oito amapaenses participam da disputa

Nadadores do Amapá se preparam técnica e fisicamente para o Campeonato Brasileiro Master, no Pará. Os atletas dizem que estão com as braçadas em dia para a competição. O gargalo da delegação amapaense, no entanto, continua sendo a falta de patrocínio para custeio das passagens.

Entre os nadadores inscritos para a disputa, está a recordista de medalhas master amapaense Lucinilda do Rosário, destaque no World Master Games de 2013, quando faturou 11 medalhas para o Brasil, dez delas de ouro.

Boa parte dos atletas que fazem parte da delegação amapaense ainda depende de patrocínio para a viagem. Apesar dos resultados positivos conquistados no ano passado, Lucinilda do Rosário diz não estar nas melhores condições físicas, já que desde o fim de 2013 a atleta não conta com um treinador.
"Acho que todos nós, nadadores, temos condições de fazer uma boa participação no campeonato brasileiro. Nossa intenção é aumentar o ritmo dos treinos para chegar bem na competição", disse Lucinilda.

Pontuar para 
ir ao Canadá
O Campeonato Brasileiro Master terá sabor ainda mais especial para Lucinilda e Eliel Oliveira que podem alcançar índices para o Campeonato Mundial, previsto para ocorrer em agosto em Montreal, no Canadá. Caso isso ocorra, a amapaense terá a chance de repetir o feito do ano passado, quando conquistou seis medalhas de ouro e cinco de prata, um feito inédito para a natação do estado.

"Temos condições de assegurar a participação no mundial. Seria importante que todos os oitos atletas pudessem estar lá, mas ainda dependem de apoio. Se tudo der certo, temos condições de obter a classificação para o mundial, mesmo não cem por cento preparadas. Mas acho que não vou fazer feio", finalizou a nadadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...