sexta-feira, 12 de setembro de 2014

IJOMA



IJOMA entrega “Carta Proposta” as coligações dos candidatos ao Governo do Amapá






Na manhã desta quarta-feira, 10, o Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA) fez entrega da “Carta Proposta” as coligações dos candidatos que concorrem ao pleito do Governo do Amapá. 

Estiveram presentes na reunião representantes da coligação “Frente Popular a Favor do Amapá” (PSB / PT / PSOL / PC do B) do candidato Camilo Capiberibe; “A Força do Povo” (PP / PDT / PMDB) do candidato Waldez Góes e “Juntos pelo Desenvolvimento pela Paz e pela Vida” (DEM / PSDB / SD / PSD) do candidato Lucas Barreto.

A carta é uma solicitação do IJOMA e da sociedade civil organizada junto as coligações para elaboração do “Plano Estadual de Controle, Prevenção e Atenção ao Câncer” que após eleitos, comprometem-se a cumprir e melhorar a saúde no que diz respeito ao tratamento e amparo dos pacientes oncológicos do Amapá.


Pelo controle e prevenção do câncer no Amapá


Nós, membros do INSTITUTO DO CÂNCER JOEL MAGALHÃES, considerando a incidência do câncer no Amapá, sua magnitude social, e as eleições de outubro,  manifestamos as seguintes preocupações:
Em torno do ano 2030 está estimado que 12 milhões de pessoas morram desta doença a cada ano no mundo. Os doentes de câncer  são privados de direitos civis e direitos humanos.

Não há vontade política para combater o câncer – poucos sabem como muitos dos seus cidadãos são afetados

“É drama da vida real mesmo. E é evidente que o Brasil ainda não viu isso. Que o Governo Federal não sabe de tamanha desgraça. Que os responsáveis pelo SUS não identificaram ainda a profundidade que o problema alcançou. Pois se eles já sabem e nada fizeram, estamos vivendo no pior dos mundos.” (Diário de Bordo)
As eleições estão à porta, por isso conclamamos  a sociedade a cobrar compromissos de todos os candidatos. Gostaríamos de saber seus projetos para a saúde, tendo em vista as seguintes questões: Educação, Prevenção, Controle, Assistência e Tratamento. É preciso elaborar o “Plano Estadual de Controle, Prevenção e Atenção ao Câncer.”

É preciso ampliar a capacidade de realização de exames preventivos para câncer de mama, cólon do útero, próstata, estômago, intestino, reto e câncer de pele não melanoma, que são os mais incidentes no Amapá; Ampliar a capacidade hospitalar para assistência ao paciente com câncer garantindo a quimioterapia e radioterapia em tempo mínimo e para todos os pacientes; Ampliar a oferta de medicação pelo SUS no Amapá; Apoiar os tratamentos complementares; Instalar urgentemente o laboratório. Implantar o serviço de ONCOPEDIATRIA  na UNACON. Implantar a rede estadual do câncer. Proibir o uso de quimioterápicos genéricos na UNACON. 

“São esses pacientes, Excelência, em sua maioria economicamente pobres e desprovidos de seus direitos, que são submetidos a mudanças de Estado para tratamento de saúde, que em muito devasta a saúde psicológica e a moral cidadã, eis que longe de seus laços afetivos é o cidadão da Amazônia e do Amapá que é arrancado de sua vida cotidiana, do açaí amassado por suas mãos, no peixe pescado na beira do Grande Rio para então ser lançado em outras terras.” (Ação Civil Pública/26-05-2009) 

“Consta nos relatórios apresentados pela Coordenação Geral de Alta Complexidade que o Hospital Alberto Lima já fora credenciado em 1999 como CACON, sem radiologia. Em 2002, por não atender diretrizes do Ministério da Saúde foi transformado no mais básico dos serviços da rede de atendimento a pacientes com câncer, isto é, em Serviço Isolado de Quimioterapia,”
(Ação Civil Pública/26-05-2009)

A sociedade deu um exemplo quando abraçou o Ijoma.  Queremos afirmar nosso desejo de continuar lutando por uma saúde pública de qualidade. Temos uma certeza: Depois das eleições continuaremos anunciando a vida e denunciando toda forma de morte. Seja qual for o candidato eleito.

Ademais, o IJOMA conclama a sociedade amapaense a exercer soberanamente seu direito de escolha e votar em candidatos comprometidos em defender uma saúde pública de qualidade. Quem nunca esteve do nosso lado não conhece a nossa dor e não merece o nosso voto.

 “Quem tem câncer tem pressa.”

 Macapá, 09 de setembro de 2014




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...