quinta-feira, 18 de setembro de 2014

IJOMA



Departamento de Tanatologia

É o primeiro departamento no Estado que trabalhará com questões ligadas a morte, processo de morrer e cuidados paliativos. A nova divisão consiste em ações como à educação para a vida e morte e acolhimento psicológico em processo de morrer/cuidados paliativos.
“A morte humana sempre exerceu grande mistério, por mais familiar que seja. A incerteza do que não conhecemos gera medo e expectativas que afeta a nossa maneira de ser e estar no mundo. Reconhecendo nossas dificuldades e inquietudes perante essa temática, surge o Departamento de Tanatologia e Cuidados Paliativos como possibilidade de reflexões, intervenções e educação na temática da morte e processo de morrer”, explica Anna Valeska.

 Tanatologia

A palavra é originada do grego, onde, Tanathos significa deus da morte e Logia ciência. Tanatologia é o estudo da morte, parte da medicina legal que trata a morte e sua consequência que envolve aspectos religiosos, filosóficos, científicos, pedagógicos e de estética.

Os cuidados paliativos em seu maior objetivo, faz o acompanhamento desses pacientes com pouco tempo de perspectiva de vida, através de uma assistência mais controlada e ajuda psicológica de questões sociais e espirituais. “Procuramos trabalhar as dúvidas, traumas e desesperos. Deixando o paciente mais tranquilo, para que possa morrer em paz consigo e com outros”, acrescentou a psicóloga.


Atividades iniciais

GAP - Grupo de Apoio as Perdas

Conhecendo os sentidos da finitude e compreendendo a existência humana.
Destinado a pessoas que perderam entes queridos com câncer ou outro tipo de morte involuntária.
Funcionamento:
2 vezes ao mês
Horário: 16h às 18h
avaleskaprocopio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...