sexta-feira, 10 de outubro de 2014

ANÁLISE



Visão da Administração Pública

           
            Os especialistas em Ciências Humanas com base no pensamento pós-moderno têm buscado respostas nos estudos organizacionais da economia. Dentre eles situam-se a Administração Pública, como sendo um elemento decisório para as gestões dos governos, sejam ele federal, estaduais e municipais. Os resultados efetivos da Administração Pública especialmente no Brasil, são muito colocadas em cheque especialmente pela sociedade como um todo.
            As diversas áreas que permearam o conhecimento humano a partir da metade do XIX, tornaram-se um divisor de águas. Seja na área da política, econômica e social, e até mesmo histórica, em diversos acontecimentos que se seguiram até os dias atuais.
            O Estado desgastado, era o reflexo do patrimonialismo funcionando como uma extensão do poder soberano. Os atores envolvidos, os auxiliares e os servidores possuíam status concebido pela nobreza real. Este período patrimonialista, a corrupção e o nepotismo foram uma marca presente na Administração, o que causava prejuízos ao bom andamento das atividades públicas.
            Em decorrência a esse modelo, é que surge o conceito de Administração Pública Burocrática, desenvolvido por Max Weber, pelos meados de 1864. É quando o Estado ganha novo papel. Com base neste tipo de Administração que tinha como principal ideia,  que era de profissionalizar o indivíduo e ao mesmo tempo  a criação de carreiras.
            Já com relação ao pensamento pós-moderno, os estudiosos à época tratavam   como um estudo inicial, que buscava contribuir para discussão de um tema que estava colocado que merecia reflexão. Evidentemente que nesse momento todas as críticas tiveram uma importância nas áreas do conhecimento das ciências sociais.
            As teorias que centralizaram a linguagem da Administração Pública, no período pós-moderno enfatizavam que a construção da realidade se dava pelas palavras. Assim Farmer (1995), apropria-se deste pensamento e defende que as teorias da Administração Pública, que eram compostas através da linguagem sem enxergar o mundo real.
            Já com relação a prática da Administração Pública, Miller e Fox (2007) diferentemente de Farmer (1995), permeiam suas críticas ao modelo do sistema econômico, oferecendo interpretações alternativas focalizado exclusivamente na Administração Pública.
            Tratava-se de um modelo avaliativo, mesmo até de forma empírica onde os gestores ou responsáveis pela Administração Pública, tinham suas representações julgadas pelos seus eleitores. Mesmo assim, a vigilância imposta aos governantes e gestores eram insuficientes, pois as pessoas não lembravam em quem, tinham votado nas últimas eleições. Isto ocorre, nos dias atuais, o que levava a repetirem o voto nos mesmos atores reelegendo-os.
            As administrações públicas, daquela época até os dias de hoje ocupam lugares de destaque em governos e organizações, medir o seu desempenho e suas eficiências foram e tem sido grande desafio, uma vez que os resultados nem sempre apontam em ações positivas para a sociedade.
            Observando as contribuições e desafios da Administração Pública, das perspectivas pós-moderna, foi oferecer aspectos metodológicos com fundamento na investigação orientando o desenvolvimento de pesquisas.
            Em suma, a investigação da linguagem nas organizações públicas veio contribuir decisivamente para o que não é declarado, ou seja, daquilo que fica sem o conhecimento de uma sociedade sendo ignorado. Isto foi muito importante, pois só assim foi possível fazer uma reflexão não só sobre as práticas adotadas pela Administração Pública, mais como também para o desenvolvimento teórico dos espaços geográficos e populacionais atingidos.
            Neste com texto, podemos dizer que a Administração Pública passou por muitas fases até chegar a forma que conhecemos hoje, quando foi idealizada nos meados de 1864 por Max Weber. Neste período, o Estado perdeu e ganhou força diversas vezes. Por fim, sofre profundas mudanças com o surgimento da globalização. Entretanto, é matéria de grande interesse na área internacional, por está presente no desenrolar da conveniência dos mercados e da política, estando intimamente relacionada com o poder decisório do Estado e dos Gestores Públicos.
            Portanto, a eficiência da Administração Pública também está relacionada com os governantes, que quando vamos as urnas e elegemos a cada quatro anos para nos governar. É a eles que entregamos por esse por este período esta responsabilidade.


            Adrimauro Gemaque (adrimaurosg@gmail.com)
            

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