quinta-feira, 2 de outubro de 2014

coluna catolica



 
COLUNA CATÓLICA





Batismo



Publicado em 03/10/01

Por qual motivo os católicos devem batizar as crianças, se já não é necessário seu Batismo para se salvar?  Não é verdade que qualquer religião serve? Temos muitas famílias que vivem bem e nunca batizaram seus filhos e continuam sendo católicas.  Estas são observações que eu faço e estou convencido de que elas são a verdade.  Uma criança não sabe nada e por isso não deve ser batizada antes do uso da sua razão.
Se a Igreja Católica quer crescer, pegue nos meios da comunicação e se faça viva. Veja a Universal: começou há poucos anos e já está conquistando o Brasil e,  parece até outros países latino-americanos.
  Veja a Assembleias de Deus:  ela não batiza crianças para crescer, mas convence os adultas através dos seus Pastores, cada vez mais numerosos, cada qual com tempo e a sua freguesia, sem pedir licença aos  párocos para penetrar em território católico.
Este é um desabafo que eu tive com uma senhora do interior e ela me pediu de colocar por escrito para que alguém me responda na Prece da manhã, que escuto sempre quando  acordo em tempo.
 Obrigado. 
Assinado Roberto Batista filho.
Neste desabafo encontramos muitas ideias boas e muitas ideias confusas. Permita que hoje frisemos somente a necessidade do Batismo para a nossa salvação, pois Jesus disse que quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Para que uma criança possa crer, é necessário, diz a Igreja, que entrem na sua vida familiar, pessoas preparadas que a possam ajudar caso os pais não sejam muito entrosados nas verdades da Igreja. Essas pessoas preparadas e especiais são os padrinhos.
Se os padrinhos garantem uma vida de fé, de esperança e de caridade para com Deus e o próximo, a criança poderá ser batizada, pois o Batismo não é uma conquista, mas um dom gratuito que Deus oferece, junto com a fé e demais graças.
Façamos o caso da herança. Se um pai é rico e tem dez filhos, uns de maior e outros de menor idade, antes de morrer quer dividir seus bens para dar herança a todos os seus filhos. Coloca um advogado que faz as partes justas para que de também aos filhos menores a herança que ele conquistou com o seu suor.
A Igreja sabe que Deus é um Pai amoroso e poderoso, mais do qualquer pai rico, e quer dividir seus bens para com todos os seus filhos. O Batismo foi maior bem conquistado por Jesus não só com suor, mas com sangue.
Deixar que as crianças fiquem privadas deste beneficio, só porque não se quer encontrar padrinhos preparados que sejam com os advogados delas, seria trair a vontade do Pai. Claro que os outros irmãos, como os nossos crentes, poderiam achar bom não batizar, para eles terem maior parte na herança, mas o Pai do Céu não é limitado como o pai da terra: ele é rico em misericórdia e tem pena das crianças que morrem sem batismo.
Pensamos de ter esclarecido em parte a pergunta deste senhor, ou senhora. Mas nos reservamos o direito de responder ainda mais em outras oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...