quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CULTURA





Herança icnográfica  amapaense




 O Legado das Civilizações Maracá e Cunani

Do silêncio dos sítios e museus, as passarelas da moda.
 








Reinaldo Coelho

Existia um hiato na cultura amapaense, a iconografia de seus artesanatos, que sempre eram confundidos com a arte marajoara do vizinho Estado do Pará. Esse vazio passou a ser preenchidos com as descobertas arqueológicas realizadas pelos pesquisadores Emílio Goeldi e Aureliano Pinto Lima Guedes que realizaram a primeira exploração arqueológica na região da Vila Cunani, em 1895. Nas proximidades do Igarapé do Holanda, a 400 metros do encontro com o Rio Cunani, no pico do Monte Curu, foram encontrados dois sítios arqueológicos do tipo Cemitério.





Os símbolos Cunani, expressados por meio da arte daquele povo, era uma forma de representação de sua visão de mundo. Os elementos da natureza eram transpostos para vasos e urnas, por meio de composições simbólicas. Muitos representavam a fauna local. A decoração das peças era complementada por motivos geométricos como virgulares, volutas, grecas, linhas retas e curvas, xadrez e linhas finas em ziguezague.
 
Também na época do Império, por volta de 1872, teve-se o primeiro registro dos sítios arqueológicos da fase Maracá, na região do Igarapé do Lago. Foram identificados em três sítios arqueológicos urnas funerárias tubulares, representando o corpo humano, e outras em forma de jabuti, contendo ossos humanos. 

As técnicas utilizadas pelo povo Maracá para confecção das urnas eram todas em cerâmica, ainda hoje se perpetua no artesanato indígena. Os símbolos usados na arte Maracá têm sua principal manifestação nas formas imponentes das urnas funerárias, as quais têm semelhança com figura humana e com a dos animais. Os motivos decorativos são mais simples e mostram uma predominância de linhas retas e polígonos definidos.

Iconografia amapaense

Estava ai a identidade iconográfica amapaense, (que significa  descrição de imagens). É uma das ciências históricas mais recentes. A arte iconográfica atualmente está vigente no mundo todo e o interesse pelos ícones tem feito ressurgir as antigas técnicas pelas mãos dos iconógrafos modernos, mostrando imagens dos sítios arqueológicos, um pouco da história, além dos produtos encontrados como réplicas de urnas funerárias. Foram na época expostos na Fortaleza de Macapá, também foram para Brasília, São Paulo e Estados Unidos.

Dos museus as passarelas da moda

Do silencio dos sítios e museus, as passarelas da moda foi sendo  imprimindo definitivamente uma identidade, uma marca, um legado cultural para o Amapá com o resgate do legado Maracá e Cunani. A responsabilidade maior desse trabalho foi feito desde 2002 pelos técnicos do SEBRAE/Amapá que é a instituição licenciada do uso dos elementos iconográficos.  

O Amapá vem consolidando essa  sua imagem. E hoje se observa a marca, no artesanato, bijuterias e confecções de roubas e na arte estampadas nas camisetas,  isso com o orgulho o sentimento de posse de tão rico patrimônio, dos que confeccionam e os que a usam surgindo novas oportunidades e sustentabilidade para as próximas gerações.

Artesãos




As comunidades que existem no entorno dos sítios dessas duas civilizações amapaenses  Cunani e Maracá também estão sendo beneficiadas pela esta marca uma delas é a Associação dos Artesãos da Cultura Maraca e Cunani , localizada, no Ramal do Samauma, lote 71 no Município de Mazagão Velho, quetem como objetivo congregar os artesãos que trabalham com argila do Estado do Amapá a criar peças que represente a identidade cultural Amapaense usando o grafismo indígena da cultura Maraca e Cunani .
A entidade vive do artesanato, há uma produção constante e comercialização contínua em Macapá, na Casa do Artesão, além de participar de feiras e, ainda, receber turistas no local de produção em Mazagão, valorizando a cultura Amapaense.





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