Seis
edições de harmonia do instrumental e o público
Reinaldo Coelho
A Orla do Araxá,
mais uma vez harmoniza a beleza natural do grande Rio Mar, que banha a enseada
de Macapá com os acordes instrumentais do VI Edição do Festival de Música Instrumental
do Amapá (Feminsap), a abertura do festival aconteceu a partir das 16 horas da
quinta-feira (23) com as mostra de música com Amazon Music (AP), Charme no
Chôro (PA) e Carvô Jazz (AP) que
deram o tom no primeiro fim de semana.
deram o tom no primeiro fim de semana.
O público
prestigiou os concertos realizados no palco da Praça do Araxá. A movimentação
na cidade foi grande e os visitantes lotaram os restaurantes, bares e comércio
local.
Na sexta-feira, 23, foi a vez Lolito do
Bandolim (AP), Mini Paulo (PA) e Manoblues Band (AP), que aconteceu as 21h, no Norte das Águas - Orla do Araxá. Além do que
foi realizado na Escola de Musica Walquiria Lima um Workshop com Nelson Faria e
Kiko Freitas (Nosso Trio)
No
sábado foi a vez Master Class com Nosso Trio a partir das 14h na
Escola de Música Walkíria Lima. Além da mostra de música com Denis Lapassion
(Guiana) e Nosso Trio (RJ), ás 21h no Norte das Águas - Orla do Araxá.
A festival continua nesta segunda-feira (27) com um
Workshop com Ney Conceição na Escola de Música Walkíria Lima.
O Festival
Já rolaram cinco
edições seguidas, nas quais já passaram feras como Ademir Junior – sax,
Brasília (DF); Moisés Alves – trompete, Brasília (DF); Rafael Barata –
baterista, Rio de Janeiro (RJ); Thiago Espírito Santo – baixista, São Paulo
(SP); Vitor Gonçalves – pianista, Rio de Janeiro (RJ); Bruno Cardoso –
pianista, São Paulo (SP); Luiz Mauro Filho – pianista, Porto Alegre (RS); Cuca
Teixeira – baterista, Rio de Janeiro (RJ); Ricardo Baumgartem – baixista, Porto
Alegre (RS); Kiko Freitas – baterista, Porto Alegre (RS); DileanMonpher –
tecladista, Amapá; Dell – baterista, Amapá; Rogério Aslan – guitarrista, Amapá;
Tom Campos – guitarrista, Amapá; Ney Conceição, Israel Cardoso (AP), Fábio
Costa (AP) e tantos outros.
Com direção geral
de seu idealizador, o músico, cantor e compositor de múltiplas facetas, Finéias
Nelluty, o Feminsap surgiu em 2008 com a missão de formar novos públicos do
instrumental, levar a linguagem rítmica, incrementada por diferentes
instrumentos, para a bagagem dos jovens e de ouvidos dispostos, e oportunizar
aos amantes da boa música um espaço direcionado a esse estilo, que é cheio de
outros estilos integrados, onde o clássico, o jazz, as batidas frenéticas, os
sons ácidos e românticos, misturam-se em perfeita harmonia, e não raramente,
com os sotaques e ritmos das caixas do Marabaixo, do Batuque, e de tantas
outras referências nortistas.
E foi a
continuidade do Feminsap, a cada ano, que o tornou mais forte, um evento de
peso tão marcante para Macapá, que não foi esquecido pelos músicos e por um público
fiel, que percebe a importância de um evento dessa natureza para a cidade.
A efervescência de grupos
instrumentais é crescente, e o público é cada vez maior, ele cresce na mesma
proporção. A paixão pelo instrumental me leva a promover cada ano com mais
satisfação este momento que é de encontro entre grandes músicos, de
movimentação cultural, de espaço para reunir quem gosta de ouvir o bom som, e
de mostrar que o instrumental no estado tem seu público e movimenta a cadeia
produtiva da música, numa cidade sem tradição nesta área”, comenta Finéias
Nelluty.
O resto aconteceu
naturalmente. E neste ano, durante três dias e em 10 shows, os músicos irão
misturar acordes de múltiplos instrumentos em uma diversidade de timbres e ritmos.
Serão 5 atrações amapaenses, 3 participações de músicos do Pará, 1 apresentação
de São Paulo, e o show de encerramento com o carioca Arthur Maia e Banda.O
Festival de Música Instrumental do Amapá já faz parte do calendário cultural do
estado e veio pra ficar.
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