quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Outubro Rosa e Novembro Azul





Outubro Rosa e Novembro Azul
Mobilização no combate ao câncer de mama e de próstata



Reinaldo Coelho

Outubro está aí e como em todos os anos o rosa irá predominar pelo Brasil. E no Amapá não será diferente. Tudo por uma causa: fortalecer na sociedade a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. E em seguida chega o Novembro Azul, que não será diferente, o que muda é a cor e a atenção, que é voltada ao homem, com orientação e prevenção ao câncer de próstata. Os nomes das campanhas remetem à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e o de próstata.
O câncer de mama, quando detectado precocemente, tem quase 100% de chances de cura

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou para 2014 cerca de 57 mil novos casos da doença no país. Quando detectado precocemente, esse tipo de câncer tem quase 100% de chances de cura, mas, ainda assim, é o que mais mata mulheres no mundo. 


O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. E é o mais incidente. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa de 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata.


Mobilizações




Começou desde a última quarta-feira (1°) as mobilizações de entidades privadas e órgãos públicos para orientar e incentivar o diagnostico precoce desses malefícios que tem cura se forem detectado em seu estágio inicial. O foco do Outubro Rosa é a conscientização para a prevenção dos casos de câncer de mama e durante todo o mês serão realizadas ações para o diagnóstico precoce e os riscos da doença.
 
Em todo o país e no mundo, as cidades manifestam apoio à campanha através de ações e chamando atenção para seus monumentos principais destacados em cor-de-rosa.







Ijoma


O Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA) divulgou extensa programação para os meses de outubro e novembro.  O Outubro Rosa vem com um movimento simples e verdadeiro, com todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação que ocorre no mundo todo, e que embeleza com o seu tom rosa, nos diversos lugares, órgãos, monumentos, no sentido de nos mostrar de modo belo e feminino a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo, da mama e cólon do útero.
 
O movimento do Novembro Azul a atenção, que é voltada ao homem, com orientação e prevenção ao câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. E é o mais incidente. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa de 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul”, que visa chamar atenção diariamente para a realidade atual do câncer, e a importância do diagnóstico precoce.

Na realidade, seria certo focar este assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só nos meses de outubro e novembro. No entanto, este mês é representativo para a causa se tornar mais especial e, destacado dos demais.


Confira a programação:

OUTUBRO ROSA
Dia 03 e 04 de outubro: Panfletagem em diversos pontos da cidade.

Dia 09 de outubro: Abertura com SHOW DA VIDA na quadra da igreja Jesus de Nazaré, às 19h.

Dia 17 de outubro: Inauguração da Brinquedoteca do IJOMA, no prédio do instituto, às 14h.

Dia 25 de outubro: Ação Social para as mulheres, das 8h às 12h, na Quadra da igreja.

Dia 31 de outubro: Caminhada Pela Vida, concentração às16h, na Praça da Bandeira.


Exames PCCU


 A Prefeitura de Macapá estará realizando diversas programações durante todo o mês de outubro. A solenidade oficial será realizada no dia 7 de outubro, na Unidade Básica de Saúde São Pedro, no bairro Beirol. Na oportunidade, além das blitzes educativas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará intensificando a coleta de exames de PCCU em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), e promovendo palestras sobre alimentação saudável, higiene, planejamento familiar, autoexame das mamas, exames de testagem rápida para sífilis, hepatite e HIV.

Com a ação integrada das secretarias municipais, as atividades se estenderão também nas escolas municipais. As jovens participarão de palestras educativas e de aulas de alongamento, atividades físicas e massoterapia, tudo com um só intuito: despertar a importância de manter hábitos saudáveis e os cuidados com a saúde.
 O PCCU
É um exame fundamental para a saúde da mulher. Através dele é possível fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. O exame deve ser realizado por todas as mulheres sexualmente ativas ou não uma vez por ano. Pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) revela que 20% das mulheres brasileiras não fazem o exame preventivo, que é um procedimento simples que determina se há alterações nas células cervicais. Além disso, o exame também pode detectar infecções viróticas como verrugas genitais e herpes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...