sábado, 18 de outubro de 2014

Waldez a todo o pano



Waldez a todo o pano

 
No início da noite de sexta-feira no Jornal do Amapá, produzido e apresentado pela TV Amapá afiliada da Rede Amazônica de Rádio e Televisão foi divulgado pesquisa de opinião sobre a eleição para o governo do Estado em segundo turno, com Waldez Góes e Camilo Capiberibe. Os percentuais de intenção de voto não deixaram dúvida a militança pedetista e aos coordenadores da campanha de que os ventos sopram favorável ao barco de Waldez Góes que vem bordejando durante toda a campanha.
Segundo a pesquisa Ibope, feita no período de 14 a 16 de outubro e que ouviu 812 eleitores Waldez Góes possui 58% das intenções de voto, enquanto que Camilo Capiberibe 30%. Brancos e Nulos somam 7% e eleitores que não sabem e não responderam somam 5%. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. 

Na linguagem dos velejadores bordejar é navegar em ziguezague quando sua canoa está contra o vento e é exatamente o que Waldez Góes vem fazendo, velejando contra o vento. E o vento que sopra contrário a Canoa de Waldez foi a inexplicável Operação Mãos Limpas deflagrada no dia 11 de setembro de 2010 mudando completamente os rumos das eleições no Amapá. Waldez Góes liderava as pesquisas de intenção de votos para o Senado e Pedro Paulo encostava em Lucas Barreto e tinha reais chances de vencer a eleição para o governo.

Waldez Góes e Pedro Paulo foram presos e até hoje não foram sequer ouvidos nesse Inquérito, no entanto, o adversário Camilo Capiberibe, também envolvido na Operação, usou-a como bandeira de sua campanha política esposando um discurso desbotado de combate à corrupção e se apresentando como um candidato honesto.
Ao que parece a estratégia do Candidato Camilo Capiberibe não deu certo e durante todo o processo eleitoral Waldez Góes vem apresentando uma performance melhor que a do adversário. No primeiro turno Waldez obteve 42,18% dos votos válidos enquanto que Camilo apenas 27,58%. Na realidade o péssimo desempenho de Camilo Capiberibe está relacionado a uma administração que a população reprova.

O Ibope não mediu apenas a intenção de voto, investigou também a rejeição do governo do PSB e mais uma vez ficou constato a desaprovação por parte do povo amapaense com relação a gestão do PSB. 32% dos eleitores classificam como péssima a administração, 13% acham ruim, 29% acham regular, 17% acham boa e 6% ótima. Mas Camilo Capibaribe tem contra si uma rejeição muito grande. Segundo a pesquisa 51% dos eleitores não votam nele de jeito nenhum e isso é fruto de uma administração letárgica e de uma política econômica equivocada que provocou desemprego e quebradeira entre os micro e pequenos empresários do Amapá, além do sucateamento na saúde e a crise na segurança pública.

No segundo turno Waldez Góes também foi mais confiável para os demais candidatos. Bruno Mineiro, Jorge Amanajás e Lucas Barreto aderiram à campanha de Waldez que hoje tem como coordenador geral o senador Gilvan Borges, que teve uma expressiva votação para o Senado e perdeu a cadeira para uma manobra escusa dos adversários.
A pergunta que se impõe nesse momento é: Camilo Capiberibe reverte esse quadro? Em política só não se viu boi voar, mas se depender dos eleitores hoje, 61% dos entrevistados apostam que Waldez Góes ganha a eleição. O jogo só acaba quando termina, dizia o folclórico Vicente Mateus, então é aguardar o dia 26 de outubro e esperar a resposta das urnas. Hoje Waldez Góes voltaria a ocupar a cadeira mais importante do Estado. Isso é fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...