sexta-feira, 7 de novembro de 2014

COLUNA CATOLICA

                          



 Santa Olga
             Caros amigos da madrugada, em particular as pessoas doentes e as pessoas que trabalham no HG e de Emergência. Hoje gostaríamos de frisar uma frase famosa ao longo destes 1 500 anos de história do cristianismo, e que foi dita por São Bento, festejado neste dia 11. “Reza e trabalha”. Nesta expressão está contida muito sabedoria europeia, daquela Europa cristã que herdou a herança de S. Paulo e a transmitiu a muitos países.
              Mas hoje se festeja também Santos Olga, a primeira cristã que existiu na Rússia. Casada com príncipe Igor, grão- duque de Kiefer, em 945 perdeu o marido por causa de um assassinato. Ele foi regente do trono e soube da existência do cristianismo.
               Interessada com o Santo Batismo, foi a Constantinopla para se batizar em 957. Quando o imperador da Alemanha, Otão Magno, conheceu suas intenções, enviou-lhe missionários para trabalhar na conversão da Rússia.
            Nesse tempo, esse imenso país era totalmente bárbaro. Havia ainda sacrifícios humanos em honra aos deuses. Os missionários foram chefiados por Santo Adalberto, mas numa séria de emboscadas, todos foram martirizados, menos santo Adalberto.
             O neto de Santa OIga, São Vladimiro, cristão convertido e iluminado, fez com que os Russos aceitassem a nova religião e se convertessem. O cristianismo  tornou-se religião de Estado no ano de 987. Olga tinha morrido 18 anos desse evento, e 969.
  São Bento
              Voltando a São Bento, eis alguns pontos da sua Regra que transformou o mundo europeu numa civilização de amor.
               “Amar a Deus e o próximo; não matar e não roubar; não desejar as coisas dos outros e não caluniar ninguém; honrar todos os homens e não fazer aos outros os que não gostaríamos que eles nos fizessem”.
                  “Amar o jejum para dar assistência aos pobres; vestir os nus e visitar os enfermos; sepultar os mortos e socorrer os necessitados; consolar os aflitos e fugir das modas do mundo; não fazer nada quando irritado e nunca se vingar”.
                    “Não oferecer uma fazer e não devolver mal por mal; amar os inimigos e não amaldiçoar os que nos amaldiçoam; suportar as perseguições pela justiça e não ser orgulhoso”.
                     “Não ter preguiça nem dormir muito; não ser comilão nem beberrão; não falar mal de ninguém e atribuir a Deus todo o bem. Falar pouco, honrar os velhos. Não ter ciúme, amar os jovens e esperar na misericórdia da Deus. Ler a Bíblia e obedecer. Rezar e trabalha sempre!”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...