sexta-feira, 28 de novembro de 2014

COLUNA CATÓLICA

                   


  São Bonifácio
   Celebramos um santo mártir que morreu 754.  Homem de valor, pois aos 20 anos de idade já era grande professor entre os monges no ensino religioso e profano. Ele nasceu na Inglaterra, mas era de origem alemã...
   Quando se tornou monge, teve a capacidade de organizar a Igreja alemã, reformar a Igreja franca e estabelecer uma grande unidade de todos esses povos como papado. Recusou ser abade para se tornar o missionário do norte da Europa, onde havia muitos povos bárbaros que não conheciam Cristo.
      Aos 40 anos ele se empenhou a recristianizar a Germânia romana. Achou muito difícil esta tarefa, e por isso pediu a missão ao papa.
      Passou seis anos felizes, empenhados num apostolado muito fecundo. Em 723 estava de novo em Roma, convidado por Gregório II, que o sagrou bispo de todas as terras do norte. Voltando cheio de entusiasmo, conseguiu converter muitos pagãos e até hereges.
       Tendo pedido ajuda á Inglaterra, chegaram- lhe reforços de padres e pregadores, sinos, paramentos e conseguiu construir capelas, mosteiros e bispados. Aconteceu uma Santa Revolução Cristã: com a ajuda de muito monges, agora eram grupos inteiros de pagãos que se convertiam.
        Em 738 estava de novo em Roma e foi nomeado Vigário Apostólico da Alemanha. Voltou para dinamizar toda a vida religiosa, celebrando sínodos, dando leis e ditando ordens. Arquidioceses foram organizadas em províncias eclesiásticas e todas ficaram estreitamente unidas a Roma.
         Dez anos depois, considerou terminada a sua missão, mas continuou pregando e convertendo milhares de pessoas. Na cidade de Utrecht havia muitos recém- batizados que deveriam receber a Crisma. O Santo Bispo já estava cansado e doente.
Tudo, porém, estava preparado para a Missa Pontifical. Enquanto estava esperando os fiéis, eis que chegaram guerreiros, dispostos a acabar com o Apóstolo da Alemanha. Lançaram-se sobre ele e o mataram. Era o dia 7 de junho de 754.
        Conforme o seu desejo, seu corpo foi levado para Fulda onde, em sua honra, agora ainda se efetua a reunião anual dos bispos da Alemanha.
          São Bonifácio foi o exemplo de um apóstolo completo. Teve a coragem do missionário, a grandeza de bispo, o heroísmo do mártir, a força dos milagres, pelos quais conseguia conversões em massa. Sua grandíssima bondade cativava todos os tipos de povos.

































































































































































, teve uma grande admiração para com este santo, e o fez conhecermelhor quando tornou obrigatório o seu oficio litúrgico para toda a igreja.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...