sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

POLITICA LOCAL

Tratamento Fora de Domicílio (TFD)
SESA quita cinco meses de dívidas

 
Kerllyo Barbosa
Da Reportagem


Uma das primeiras medidas tomadas pelo governador Waldez Góes foi a decretação de emergência da saúde pública amapaense. O gestor amapaense ao assinar o referido decreto, explicou que o documento enumerava as prioridades das ações emergenciais tais como: redução de filas para atendimentos, exames e cirurgias nos hospitais da rede pública.
O decreto tem validade de 180 dias e permite facilidades no acesso a recursos federais, além do lançamento de licitações emergenciais e dispensa de concurso para contratação de pessoal.
Entre as medidas à curto prazo, estão o reabastecimento de remédios e correlatos, realização regular de cirurgias, acelerar os processos dentro da unidade de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Além da ampliação dos serviços da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Em relação ao TFD, já começou a apresentar soluções, o secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite, regularizou a dívida deixada pela gestão passada com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de julho a novembro de 2014. O valor pago totalizou R$ 454.560,86 e beneficiou 492 pacientes que estavam arcando sozinhos com os custos do auxílio e da complementação financeira, de responsabilidade do Estado.
Secretário Pedro Leite

A irregularidade foi constatada após intensa apuração nas contas da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), solicitada pelo secretário Pedro Leite. Segundo ele, a apuração continua, mas como o TFD requer urgência, a dívida foi prontamente quitada assim que foi contabilizada.

"Ainda estou tomando conhecimento de todas as situações dos setores da saúde do Estado. O TFD é uma delas, na qual após analises, constatamos o descaso e a falta de respeito com o cidadão amapaense. Não podemos deixar nossos pacientes sem assistência e por este motivo estamos pagando o que é por direito". Enfatizou Pedro Leite.

Gerente do TFD, Márcia Rodrigues
De acordo com a gerente do TFD, Márcia Rodrigues, os 492 pacientes que tiveram as dívidas quitadas correspondem apenas a uma parcela do total atendido pelo Tratamento. "Essas dívidas pagas correspondem ao período de julho a novembro de 2014. O total de pacientes atendidos atualmente é bem maior. Até o dia de ontem nós já emitimos 237 passagens para novos pacientes do TFD", afirmou Márcia.

Segundo ela, pacientes atendidos no final de novembro e no mês de dezembro terão suas dívidas quitadas pela SESA tão logo o orçamento do Estado seja aberto. De acordo com o Secretário Pedro Leite, com a quitação da dívida, o Tratamento Fora de Domicílio deixará de sofrer atrasos em seus pagamentos, o que irá contribuir na otimização do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...