sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

coluna católica

              SÃO GABRIEL, ARCANJO.


       Hoje queremos apresentar a pessoa de são Gabriel, um dos setes anjos chamados pela Bíblia de Arcanjo, isto é, Anjos Superiores. Por isso ele esta sempre diante do trono de Deus para oferecer imediata e perfeita obediência às suas ordens.
       Gabriel é nome que vem do hebraico: “ El gabri = Deus é forte”. No livro da profecia de Daniel ele é aquele explica as várias visões do profeta, sobretudo quando se trata de falar do carneiro e do bode, animais sagrados por causa do sacrifício litúrgicos.
        Graças a São Gabriel, Daniel entendeu que o exilio de Babilônia seria de setenta anos, e que seria de um duro cativeiro por causa da desobediência do povo e das autoridades religiosas e civis. Todos pecaram: todos deverão pagar.
        Lá, na terra messiânica, teriam ficado somente os velhos e toda ou qualquer descendência seria impossível até o retorno do cativeiro no tempo do rei da Pérsia, Ciro.
        Mas o que mais interessa na vida de Gabriel foi a sua ação predominante nas aparições estratégicas que deveriam realizar o sonho da Bíblia: a vinda do Messias.
        Ei-lo empenhado com Zacarias, sacerdote do templo, incrédulo diante da sua mensagem. Lc 1 11-20 descreve o diálogo corajoso do arcanjo e a sua decisão de deixar o sacerdote sem fala até que se realizasse o milagre do concebimento e do nascimento de João batista, precursor do Messias.
          Mais  feliz Gabriel ficou quando teve a ordem de anunciar a Maria a sua conceição virginal do  Messias.  Gabriel ficou recompensado: ele não esperava que Maria fosse tão inteligente e tão dócil, que mesmo perguntando para saber o modo, não duvidava da possiblidade.
          Em Gabriel se encontram palavra e expressões que o povo cristão repetiu milhões de vezes e continuará repetindo mais ainda especialmente quando chegar a unidade de fé de culto e de caridade entre todos os cristãos.
          “Ave cheia de graça!”. , disse Gabriel, e viu que nossa senhora lhe prestou toda a atenção. Atrás dele estavam certamente Miguel e Rafael, todos os demais arcanjos de anjos esperando a resposta da virgem.
            O céu imenso, a santíssima Trindade, o universo inteiro parou diante dessa mensagem. E eis o resultado: “O Verbo se fez carne, em Maria”. Nem a criação dos anjos e nem a criação do mundo deu tanta felicidade a Deus como esse momento extraordinário provocado pelo forte arcanjo Gabriel.
            Maria nesse momento, graças a Gabriel, se tornou senhora e rainha dos anjos, mão de Jesus e da humanidade. Obrigado, Gabriel!

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...