Santo
Afonso Maria de LigórioAos 16 anos Afonso Maria de Ligório obteve plena aprovação universitária, e se tornou doutor no direito cível e religioso. Napolitano sábio, bom, nunca estava ocioso. Mas abandonada a profissão de advogado, tornou-se padre.
Era muito forte nas suas homilias e cativava pessoas convertendo-as. Do púlpito ao confessionário, não descansava. Preferia o povo da periferia das cidades e o evangelizava em Santas Missões que se tornaram famosas pelos frutos bons que traziam.
Santo Afonso se distinguia pelo amor a Jesus Eucarístico e por Maria. Certo dia, numa missão feita na cidade de Amalfi, á vista de todos o seu rosto ficou iluminado por raios que vinham de uma imagem de nossa senhora.
O pregador semeia e o confessor colhe, dizia ele aos seus companheiros Redentoristas, congregação por ele fundada. O rei o quis arcebispo de Palermo, mas ele renunciou, preferindo se interessar pelas missões populares.
Em seguida foi feito bispo de Santa Águeda. Tanto cuidou de seus seminaristas e padre que o número cresceu a tal ponto que havia um sacerdote cada 500 pessoas.
Para se ter uma idéia do que significava isso, era como se na Macapá de 400.000 moradores, houvesse 8000 padres! Mas teve que renunciar ao episcopado quando se tornou muito doente.
Escreveu um livro sobre a Moral. Este livro é, hoje, um dos melhores. Mas naquela época Santo Afonso pagou caro o seu novo estilo de salvação de almas. Ate o papa Pio Vl se tornou, de amigo que era, seu inimigo.
O livro desagradou rigoristas e laxistas e Santo Afonso se sentiu só. Pelo mesmo motivo os seus filhos espirituais o expulsaram da Congregação fundada por ele. O nosso pobre santo passou 18 meses de trevas absolutas. Era inconsolável!
Apesar de tudo, ele viveu longamente e alcançou os 91 anos de idade. Abandonado por todos, tendo previsto o ano e o dia de sua morte, Jesus veio consolar o seu amigo de horas de adoração Eucarística.
Por ser de alto valor o tratado de teologia Moral, recusado quando ele o escreveu, o papa Pio Xl lhe deu o titulo de Doutor da igreja.
Seus livros devocionais formaram legiões de santos. É bom lembra a Prática de amor a Jesus Cristo e o livro das glórias de Maria.
Santo Afonso foi canonizado a 10 se Dezembro de 1815. Os Redentoristas estão espalhados em todos os continentes e são famosos por ocupar santuários Marianos em vistas da evangelização dos peregrinos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário