DE TUDO UM POUCO
Nº 5/02-2015
O JOIO E O TRIGO.
“ A liberdade só pode ser preservada
pela observância de princípios, sendo destruída pela prática do oportunismo “ (
Do livro Princípios da Liberdade “.
O porque disso é muito simples,
embora em geral não seja compreendido. Uma vez que o valor da liberdade repousa
sobre as oportunidades de ações imprevistas e imprevisíveis que ela oferece,
raramente saberemos o que perdemos em decorrência de determinada restrição à
liberdade. Qualquer dessas restrições, qualquer coação que não se limite à
aplicação das normas gerais, visará a consecução de algum resultado específico
imprevisível; mas em geral não se saberá o que ela impede. Os efeitos diretos
de qualquer interferência na ordem do mercado serão imediatos e claramente
visíveis na maioria dos casos,enquanto os efeitos mais indiretos e remotos
serão em sua maior parte desconhecidos, e, portanto, não serão levados em
consideração “ ( A.V. Dicey – Çentures on the Relation between Law and public
Opinion during the Nineteenth Century – Londes, 1914 ).
Depreende-se, então, da mensagem
acima, que a sociedade está impregnada
de pré-julgamentos quando toma para si a responsabilidade de fazer julgamentos
as vezes aleatórios, outras vezes sem levar em conta o momento, as causas,
efeitos e participação, requisitos básicos e elementares para apurar-se
procedimentos de pessoas ou grupo de pessoas.
Mas o que a liberdade tem de
compatível ou incompatível com o tema deste artigo?
Tem-se em conta que o JOIO é uma
erva daninha da família das gramíneas ( tolium termulentum ), que cresce
caracteristicamente nas plantações de trigo ou entre outras plantas,
corrompendo-as ( que na língua vulgar, significa “ matar a planta “ ). Logo, se o joio não for retirado, mata a
plantação de trigo. Mas para que essa retirada seja feita é necessário
descobrir ou conhecer se é realmente JOIO que ali está crescendo, a fim de que
se possa fazer a limpeza da plantação. Critérios devem ser observados, segundo
a lição do texto acima.
Quanto ao TRIGO, todos sabemos de
sua importância, tanto para a
alimentação quanto para a industrialização de suas espécies.
Mas, o que importa é saber o que
realmente significa o ditado “ é preciso separar o joio do trigo “, e isto você
pode fazer pessoalmente, buscando as respostas na leitura profunda do texto
acima e do que vem a seguir.
O escritor ADAM SMITH, no livro “ In
the Theory of Moral Sentiments “,
Londres, 1759, discorre sobre a participação do Homem ( homus sapien )
integrado à sociedade e em busca da liberdade. Diz o escritor – “ O homem de
sistema (... ) imagina poder mudar os
membros de uma grande sociedade com a mesma facilidade com que a mão dispõe as
diferentes peças sobre um tabuleiro de xadrez. Não leva em conta que as peças
não possuem nenhum princípio de movimento além daquele que a mão lhe imprime;
enquanto, no grande tabuleiro de xadrez da sociedade humana, cada peça tem um
princípio de movimento que lhe é próprio, completamente diferente daquele que a
legislação resolva imprimir-lhe. Se esses dois princípios coincidirem e atuarem
na mesma direção, o jogo da sociedade humana prosseguirá desembaraçada e
harmonicamente, contando com a probabilidade de ser próspero e chegar a bom
termo. Se forem opostos ou diferentes, o
jogo envolverá enorme sofrimento e a
sociedade viverá constantemente no mais alto grau de desordem “.
Amigo leitor. Estamos no início da
Quaresma, que é a preparação do Cristão para a Semana Santa ( morte e
ressurreição de Jesus ), que precede a Páscoa ( passagem ). Uma reflexão mais
demorada significa que está sendo alicerçada sobre dois grande pilares – o
conhecimento e a sabedoria .
Para reflexão semanal : “ Numa
sociedade livre, o Estado não administra as atividades dos homens. Administra
Justiça entre homens que conduzem suas próprias atividades “ ( Walter Lippmann – An Inquiry into the
Principles of a Good Society, Bostom, 1937 ).

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