sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

DE TUDO UM POUCO

DE TUDO UM POUCO

Nº  5/02-2015

            O JOIO E O TRIGO.
            “ A liberdade só pode ser preservada pela observância de princípios, sendo destruída pela prática do oportunismo “ ( Do livro Princípios da Liberdade “.
            O porque disso é muito simples, embora em geral não seja compreendido. Uma vez que o valor da liberdade repousa sobre as oportunidades de ações imprevistas e imprevisíveis que ela oferece, raramente saberemos o que perdemos em decorrência de determinada restrição à liberdade. Qualquer dessas restrições, qualquer coação que não se limite à aplicação das normas gerais, visará a consecução de algum resultado específico imprevisível; mas em geral não se saberá o que ela impede. Os efeitos diretos de qualquer interferência na ordem do mercado serão imediatos e claramente visíveis na maioria dos casos,enquanto os efeitos mais indiretos e remotos serão em sua maior parte desconhecidos, e, portanto, não serão levados em consideração “ ( A.V. Dicey – Çentures on the Relation between Law and public Opinion during the Nineteenth Century – Londes, 1914 ).
            Depreende-se, então, da mensagem acima,  que a sociedade está impregnada de pré-julgamentos quando toma para si a responsabilidade de fazer julgamentos as vezes aleatórios, outras vezes sem levar em conta o momento, as causas, efeitos e participação, requisitos básicos e elementares para apurar-se procedimentos de pessoas ou grupo de pessoas.
            Mas o que a liberdade tem de compatível ou incompatível com o tema deste artigo?
            Tem-se em conta que o JOIO é uma erva daninha da família das gramíneas ( tolium termulentum ), que cresce caracteristicamente nas plantações de trigo ou entre outras plantas, corrompendo-as ( que na língua vulgar, significa “ matar a planta  “ ). Logo, se o joio não for retirado, mata a plantação de trigo. Mas para que essa retirada seja feita é necessário descobrir ou conhecer se é realmente JOIO que ali está crescendo, a fim de que se possa fazer a limpeza da plantação. Critérios devem ser observados, segundo a lição do texto acima.
            Quanto ao TRIGO, todos sabemos de sua importância,  tanto para a alimentação quanto para a industrialização de suas espécies.
            Mas, o que importa é saber o que realmente significa o ditado “ é preciso separar o joio do trigo “, e isto você pode fazer pessoalmente, buscando as respostas na leitura profunda do texto acima e do que vem a seguir.
            O escritor ADAM SMITH, no livro “ In the Theory of  Moral Sentiments “, Londres, 1759, discorre sobre a participação do Homem ( homus sapien ) integrado à sociedade e em busca da liberdade. Diz o escritor – “ O homem de sistema  (... ) imagina poder mudar os membros de uma grande sociedade com a mesma facilidade com que a mão dispõe as diferentes peças sobre um tabuleiro de xadrez. Não leva em conta que as peças não possuem nenhum princípio de movimento além daquele que a mão lhe imprime; enquanto, no grande tabuleiro de xadrez da sociedade humana, cada peça tem um princípio de movimento que lhe é próprio, completamente diferente daquele que a legislação resolva imprimir-lhe. Se esses dois princípios coincidirem e atuarem na mesma direção, o jogo da sociedade humana prosseguirá desembaraçada e harmonicamente, contando com a probabilidade de ser próspero e chegar a bom termo.  Se forem opostos ou diferentes, o jogo envolverá enorme sofrimento  e a sociedade viverá constantemente no mais alto grau de desordem “.
            Amigo leitor. Estamos no início da Quaresma, que é a preparação do Cristão para a Semana Santa ( morte e ressurreição de Jesus ), que precede a Páscoa ( passagem ). Uma reflexão mais demorada significa que está sendo alicerçada sobre dois grande pilares – o conhecimento e a sabedoria .
Para reflexão semanal : “ Numa sociedade livre, o Estado não administra as atividades dos homens. Administra Justiça entre homens que conduzem suas próprias atividades “ (  Walter Lippmann – An Inquiry into the Principles of a Good Society, Bostom, 1937 ).

  

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