sexta-feira, 13 de março de 2015

ANTENADOS




BARBARA COSTA

POLIANA INVERTIDA


Sempre fui muito Poliana ao contrário. Tudo está razoavelmente bem porque nunca perco de vista a convicção de que tudo pode sempre dar muito errado.
"Cautela! Cautela!", brada o meu coração, e embora eu nem sempre o escute, ainda assim, como religião, nutro esse pessimismo estoico e resiliente que me serve de boia a todo instante. E de que modo não é este um pensamento deprimente eu explico: é que assim nunca me frustrarei, desavisada, com a possibilidade de que algo que tem tudo para dar certo - e está mesmo dando certo - acabe por dar desastrosamente errado, porque, afinal, a possibilidade do desastre e do fracasso nunca foi esquecida por mim. E às vezes o fracasso até mesmo me alenta, porque todo fracasso é meio que um descanso, e eu amo estar aí, à-toa na vida.
É claro que tenho medo de fracassar, e exatamente por isso (olha só como a teoria é redondinha!) nunca perco a possibilidade de vista. Porque ter tanto medo do que pode não dar certo já me faz obcecar com a ideia da frustração, e, assim, obcecada, a própria primeira ideia da possibilidade da falha já me amortece à segunda concepção concreta da falha real. De modo que, alimentando o medo de doer, não dói tanto, já se está vacinado.
Lidar com as frustrações antes mesmo de elas se materializarem é quase uma arte, um estudo. O que me amestrou nessa vida foi o fato de eu estar muito atenta a todas as experiências "Chanel Nº 5" que tive nessa jornada chamada ser. Chanel Nº 5 é uma categoria formal que eu e um amigo meu, Alexandre, sistematizamos para catalogar tudo aquilo que é superestimado, tudo aquilo sobre o que se projeta muita expectativa, e que não se confirma, tudo o que parece mesmo muito bom, tudo o que promete, tudo o que encanta e se vende como messias, tudo o que admiramos bastante de longe, mas que, ao chegarmos perto, revela-se broxante. Frustra. Chanel Nº 5.
Porque, veja, a fragrância da deusa Marilyn nada mais é do que cheiro de talco e um eflúvio preguiçoso de uma coisa apaziguada, muito próprio da pele dos velhos. Foi uma decepção quando descobrimos. A deusa não apenas envelheceu: a deusa não existe.
Essas experiências de fragrâncias metafóricas ensinam a gente. Nada é tão bom que não possa não ser. Saber assim a vida é ser Poliana invertida. Não há trauma. Hoping for the OK, expecting the worst - adaptação minha. Mas uma coisa sobre esta Poliana tornou-se nestes últimos tempos uma verdade ainda mais forte e pulsante do que o costumeiro otimismo às avessas... É que me pego sempre dizendo "vai dar certo", "vai dar certo". É uma das frases que se diz muito aqui em Fortaleza. E isso juntamente com o "olha aí, as coisas melhorando!" são dos emblemas mais significativos - e que mais gosto - de uma nova identidade adquirida, que transporto para a pessimista Bárbara que fui até hoje, modificando-a, ensinando-a a ter um pouco mais de fé nas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...