sexta-feira, 6 de março de 2015

Associação Amapaense de Esporte para Pessoa com Deficiência (AAEPED)

Associação Amapaense de Esporte para Pessoa com Deficiência (AAEPED)

 

Um exemplo a ser seguido

 

 

Reinaldo Coelho

 

Nos últimos anos houve um aumento no número de paratletas  amapaenses que praticam as modalidades esportivas adaptadas, principalmente no atletismo. Esses paratletas têm algo a mais, pois não praticam apenas uma modalidade e sim várias. Existem atletas que competem no arremesso de peso, lançamento de dardo, corrida e várias outras, e isso diferencia de outros esportistas.

Nesse sentido, a aquisição de materiais esportivos e tecnológicos é uma importante ferramenta no reforço às ações em desenvolvimento desses paratletas, além da identificação e desenvolvimento de novos atletas com potencial para obter resultados expressivos, principalmente aos que vivem em situação de vulnerabilidade social através da inclusão social por meio da prática desportiva em diversas competições (campeonatos nacionais, mundial, pan-americano, sul-americano e jogos olímpicos) para as diversas  modalidade especialmente nos jogos olímpicos Rio 2016 e nos demais ciclos olímpicos próximos vindouros.

Para concretização dessa meta a Associação Amapaense de Esporte para Pessoa com Deficiência (AAEPED) é de grande valia para o estado, já que o ano de 2014 foi bastante positivo, foram obtidos grandes resultados. Além de levarem dois paratletas para os Jogos Paraolímpicos em São Paulo.

E 2015 começou bem com o apoio do Ministério do Trabalho para comprar novos materiais. Uniformes, redes, bolas, flechas e dardos para as modalidades paralímpicas como arco e flecha, goalball, tiro prático, arremesso de peso e bocha, além do paratletismo, serão adquiridos pela entidade.

Segundo Marlon Gomes, presidente da AAEPED, devido o aumento no número de paratletas que praticam as modalidades esportivas adaptadas, principalmente no atletismo no Estado.

“Nosso grande problema é achar um espaço adequado para treino. Estamos tentando uma parceria com Universidade Estadual do Amapá (UEAP) para utilização da quadra da Universidade” - finalizou Marlon.

O resultado desse esforço Hércules dos paratletas e dirigentes é as 26 medalhas conquistadas em Pernambuco, na cidade de Recife que sediou a etapa Norte/Nordeste do Circuito Caixa de Atletismo 2015. O essencial para essa conquista foi o apoio do governo do estado, através da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), que disponibilizou as passagens.

 




Circuito Caixa de Atletismo Etapa Norte/Nordeste,
A cidade de Recife (PE) sediou a etapa Norte/Nordeste do Circuito Caixa de Atletismo, onde a delegação amapaense  de paratletismo, composta de 14 paratletas conquistou um o total de 26 medalhas, sendo 10 de ouro, 11 pratas e cinco bronzes. A equipe é composta por 14 paratletas, que competiram em diversas modalidades. Lenna Gomes ficou com ouro no arremesso de dardos e prata no lançamento de disco. A paratleta é medalhista na competição pelo segundo ano consecutivo.
“Com todas as dificuldades que enfrentamos, desde os treinos em Macapá, até conseguir chegar em Recife para competir, esse resultado é ótimo. Estou muito feliz com o ouro”, disse a atleta.
O presidente da Associação de Esporte para Pessoa com Deficiência (AAEPED), Marlon Gomes, ressalta que três atletas alcançaram o índice para seguir em outras importantes competições ainda em 2015.
“Com índice, o atleta competirá mais três provas este ano, agora com a turma da elite. Não só do Brasil, mas também de outros países” informou Marlon Gomes.

O Circuito Brasil Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e é patrocinado pela Caixa Loterias. O objetivo do evento é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estadas brasileiras, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Além dos paratletas, também houve aqueles que os ajudaram a subir no pódio, como o caso do corredor Thaison Viana, que também conquistou cinco medalhas, sendo três de ouro e duas de prata em corridas de 50, 200, 400, 500 e 800 metros. Esta foi a primeira vez que o amapaense participou como guia nas provas. Segundo o corredor, foi uma experiência incrível.


“Estou muito feliz em ter ido com a delegação e ter participado desta conquista. É uma experiência única que vou levar para toda a vida”, disse Thaison.




AAEPED

A Associação Amapaense de Esporte para Pessoa com Deficiência (AAEPED) foi fundada no dia 09 de maio de 2013. Ela é um associação sem fins lucrativos de caráter científico, recreativo, cultural, educacional, esportivo, social e profissionalizante, com a finalidade da prevenção, estimulação, promoção e inserção social da pessoa com ou sem comprometimento funcional, por meio da prática da educação Física e do Esporte; qualificação profissional; promoção e organização de eventos; consultoria e assessoria; pesquisa; prestação de serviços e inserção no mercado de trabalho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...