terça-feira, 31 de março de 2015

ENTREVISTA



Maria Goreth da Silva e Sousa 


Pedagoga; Especialista em Educação com MBA em Gestão de Pessoas, ambas pela FGV; Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará UECE; Especialista em Human Performance, Professional Personal e Executive Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching- SBC; Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute- EUA. Vasta experiência na área de Gestão, foi Diretora-Presidente da Escola de Governo- AP, apresentando excelentes resultados com Programas de Desenvolvimento Técnico, Gerencial e Pessoal; Co-autora do Livro No meio Do Mundo Esquina com o Rio Amazonas Ed. UECE,onde escreveu sobre Desenvolvimento e Treinamento. Coautora dos livros Coaching e Mentoring e a Bíblia do Coaching É Trainer e Palestrante sobre temas diversos ligados à Liderança.

Tribuna Amapaense – A secretaria estadual de administração tem uma responsabilidade vital para funcionamento da maquina administrativa do estado. Como está a sead?

 Bem , quando assumi a pasta da Secretaria de Estado da Administração percebi de imediato o descaso com o prédio, com o ambiente  mas, especialmente a falta de cuidado com as pessoas , encontrei servidores desmotivados, se sentindo desprotegidos e desvalorizados. A SEAD na verdade nos últimos anos foi praticamente desmontada, ficando apenas com a responsabilidade da folha de pagamento. Temos hoje uma árdua tarefa de resgate da autoestima do servidor daquela casa.

Tribuna amapaense – Qual é a situação  quadro efetivo do gea? Quando serão realizados os concursos públicos para preenchimentos de vagas na educação, policia militar e demais órgãos?

 Hoje nós temos um quadro de 25.076  servidores público e mais ou menos seis mil servidores do ex-território ainda à disposição do governo estadual. Como encontrei uma gestão que  se restringia apenas a folha de pagamento, todas as decisões relativas a concursos , capacitações eram tomadas no improviso, no achômetro e, isso é de uma falta de profissionalização absurda. Nós, dirigentes públicos temos que ter responsabilidade nas nossas decisões. O governador Waldez vai anunciar os próximos meses os concursos  mas, isso se dará a  partir de informações seguras. Lançamos essa semana a Agenda do Servidor que é um Forum democrático de discussão permanente das questões afeitas aos servidores públicos e de onde irão surgir as principais informações a respeito do tema.


Tribuna amapaense – Será realizado recadastramento do pessoal? O programa de atualização abrangerá civis e militares ativos e inativos, aposentados e pensionistas da administração direta e indireta, incluindo servidores cedidos, em licença ou em afastamento?.

 O servidor público está cansado de fazer recadastramento e não ver resultados algum. A partir de agora nós adquirimos um Sistema que vai fazer a Gestão dos Servidores Públicos, estamos iniciando um grande movimento para colocar todas as informações dos servidores dentro desse sistema . Teremos então um mapa, um cenário real do servidor público do Estado do Amapá.

Tribuna amapaense – é grande a reclamação de pessoal fora de seus cargos ou a disposição, outra situação são as licenças médicas e afastamentos temporários. Como a sead está planejando suprir esses vazios no quadro?

Com esse novo sistema nosso objetivo é identificar todas essas lacunas. Primeiro nós estamos fazendo o Planejamento Estratégico da SEAD, que envolve todos os servidores da casa. Queremos com isso resgatar o papel da SEAD como órgão central de governo e acima de tudo valorizar os servidores da própria Secretaria. Após termos definirmos  nossa missão, visão, valores e  Plano de Ação, partiremos para estabelecer novos processos internos qualificando e profissionalizando a gestão com novos padrões e parâmetros , de eficácia e efetividade. Só a partir de então é que vamos de maneira organizada identificar todos esses desvios que existem na gestão dos servidores público, para agirmos em cima do cenário real.

Tribuna amapaense – como está sendo resolvido a acomodação de servidores com o corte de 40% em cargos e contratos administrativos determinados pelo governador Waldez Góes?

Nós temos a responsabilidade, considerando a situação econômica por que passa o Brasil e o Amapá, de atender com profissionalismo as demandas sociais que a cada dia aumentam mais, com recursos financeiros que estão cada vez estão mais escassos. É um grande desafio. Mas eu acredito que é na adversidade que podemos mostrar nossa capacidade de superar as dificuldades. Temos que acabar com um antigo costume de que quando um novo governo assume, os servidores que apoiavam o governo que saiu, iam para o congelador. O governador Waldez está orientando diariamente seus secretários a chamar todos para que exerçam seu papel sem perseguições ou alijamento. Isso vai fazer com que cada vez mais envolvamos o servidor efetivo, e necessitemos menos de contratos temporários. Nosso objetivo é fazer concursos, capacitar os servidores efetivos , enfim, criar ambiente para que o servidor cresça em sua carreira e o governo possa investir em uma política salarial mais digna, sem esquecer que o objetivo de tudo é que o governo se organize para atender bem o cidadão, que deve ser o maior beneficiado.

Tribuna amapaense – A senhora ainda acumula a SEAD com a Escola de Administração Pública do Amapá (EAP) que já administrou? Como está fazendo para conciliar as duas pastas? E quais as novas diretrizes da Eap?

Não estou mais acumulando, já temos uma nova Presidente que é a professora Cristiane. O grande diferencial nesse novo momento é que agora como Secretária de Administração,  vou fortalecer o relacionamento com uma conexão direta com a EAP, porque já passei por lá e conheço a importância daquela pasta. Nosso objetivo é resgatar os dois programas que implamos quando estive lá: Programa  de Desenvolvimento Técnico e Gerencial e o Programa de Desenvolvimento Pessoal do servidor.

Tribuna amapaense – a senhora é uma coach e pioneira no Amapá dessa técnica, ainda recente no Brasil. A senhora pretende implantar o coaching, na gestão publica? Ou já está utilizando na sua gestão a frente da seaad?

Com certeza! Minha apresentação aos servidores quando cheguei à Sead  foi com uma palestra onde usei ferramentas de Coaching, e os servidores da casa ficaram muito bem impressionados, deram depoimentos muito bacanas de que isso nunca tinha acontecido antes. Então eu já entrei na secretária “servindo” o meu time. Uso em todas minhas reuniões técnicas e ferramentas de coaching, porque acredito que  quanto mais empoderarmos as pessoas , melhores resultados elas trarão pro serviço público.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...