terça-feira, 31 de março de 2015

POLITICA LOCAL

Administração Publica

Governo do Amapá lançou Agenda do Servidor

A Agenda do Servidor é um fórum no qual serão discutidos diversos temas de interesse do servidor público.


Reinaldo Coelho


Com o objetivo de promover uma discussão constante com o servidor público sobre o serviço prestado e melhorias nas condições de trabalho, o Governo do Amapá lançou, na quarta-feira, 25, a Agenda do Servidor aos gestores e seus principais assessores. A cerimônia foi  no Palácio do Setentrião

A Agenda do Servidor é um fórum no qual serão discutidos diversos temas como política salarial, promoções, progressões, concursos, qualidade de vida, formação e outros assuntos de interesse do servidor público.

A medida foi planejada desde o segundo mandato do governador Waldez Góes e agora se consolida. "Precisamos olhar o servidor com respeito e com a devida atenção para que ele se sinta parte do processo de administração. Nós queremos mostrar que o servidor é extremamente importante para o Estado do Amapá e precisamos resgatar aquele servidor que está com a autoestima baixa", afirmou o vice-governador Papaléo Paes.
Para a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, a agenda é um passo importante para os servidores. "No tratamento que vai ser dado, pelo que foi exposto aqui, acreditamos que vamos atingir a meta desejada e ter servidores felizes no trabalho. É isso que o governo quer e é isso que vamos fazer", disse.
A partir da agenda, o servidor será colocado como sujeito importante e prioritário do governo. "O governador defende que precisamos cuidar do servidor, capacitá-lo para que tenha o melhor relacionamento com o usuário do serviço público, que merece um atendimento de excelência e queremos que o servidor tenha qualidade de vida e condições de trabalho", afirmou a secretária de Administração, Goreth da Silva.
Durante todo o ano, os representantes das categorias poderão discutir assuntos de seus interesses. "Não será algo temporário, será uma atividade constante. Vamos conversar para saber o que é mais prioritário, como por exemplo o caso da educação, que teve um retrocesso na última gestão devido à incorporação da regência de classe ao salário dos professores. O tema será discutido na Agenda do Servidor"', explicou a secretária.

A agenda terá a atuação direta do governador e coordenação da Secretaria de Estado da Administração (Sead). Os participantes são o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), a Escola de Administração Pública (EAP), Amapá Previdência (Amprev), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e secretarias envolvidas nos temas a serem discutidos em cada reunião.
O Prodap será responsável pela inovação tecnológica do serviço público, a EAP, pela qualificação e formação do servidor e a Amapá Previdência (Amprev) vai preparar o servidor em relação ao processo de aposentadoria, além de apoiar o servidor pensionista. Atualmente, o profissional sai do serviço público sem nenhum amparo.
As ações serão permanentes e vão desde reuniões, discussões a capacitações, seminários e ações de saúde. Para Goreth Silva, a agenda é uma demonstração de democracia do governo para com o servidor, que vai muito além do diálogo, pois vai ouvi-lo, mostrar o que ele precisa melhorar e ofertar qualificação e condições de trabalho, valorizando-o e desfazendo a impressão de que o servidor público atende mal ou não faz nada.
Após o lançamento da agenda, o próximo passo dos gestores é fazer um perfil do servidor. As informações levantadas serão cadastradas em um sistema que já foi adquirido pelo Estado.


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