quarta-feira, 1 de abril de 2015

Atleta de Ponta







Gabriel Nascimento – Taekwondo e titular da Seleção Brasileira

Reinaldo Coelho

O termo Grand Slam significa que algo foi o maior sucesso; espetacular. É uma expressão consagrada em determinados esportes para indicar que o atleta venceu todas as competições esportivas mais importantes de um torneio. Um vencedor do Grand Slam é o atleta que individualmente ganha um título em cada uma das categorias que tenha participado.

O Grande Slam de Taekwondo é uma competição ansiosamente esperada anualmente pelos atletas dessa arte marcial. Este ano o evento aconteceu na cidade de Betim (MG) onde cerca de 350 atletas disputaram  um lugar na elite da modalidade e garantiram uma vaga como titular ou reserva da Seleção Brasileira de Taekwondo.


Um detalhe importante é que anualmente essa vaga tem que ser conquistada ou mantida, ou seja, a titularidade dura um ano e a expectativa de participar das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, transformam as disputas em pódio olímpico.

Essa perspectiva leva os atletas a se preparem com mais afinco e os amapaenses, que já tem titularidades em diversas categorias, voltaram ao tatame para conquistar ou manter essas vagas.

De acordo com o técnico Bruno Igreja foi mais um Grand Slam na sua carreira e de seus atletas. Já se vão três anos seguidos de participação no evento mais importante do Taekwondo Nacional.
“Em 2013 levamos 4 atletas, fiz um atleta titular no juvenil e um reserva no adulto, 2014 um titular no adulto e um reserva no cadete. Esse ano ficamos com o Gabriel Nascimento titular juvenil até 68kg e Venilton Texeira reserva no adulto até 54 kg”.





 Gabriel Nascimento titular juvenil até 68kg da Seleção Brasileira, 16 anos, é faixa preta que começou a treinar em 2011 dentro do projeto social existente na academia de  Bruno Igreja,  onde todo início de ano é feita uma peneira no bairro  e nos bairros vizinhos com crianças entre 10 a 13 anos, com o intuito de revelar talentos.
Equipe amapaense
Gabriel é mais um de tantos campeões que já surgiram no projeto, o mesmo possui diversos títulos como bicampeão amapaense 2011/2012 e vice 2013, campeão Amazon Open 2012, vice-campeão Guiana Open 2013 e 5º lugar no seu primeiro brasileiro de clubes. 
Recebendo orientação do Técnico Bruno Igreja
"Gabriel sem sombra de dúvidas é um atleta precoce de um nível técnico de aprendizado impressionante, sua estatura corporal e a força de vontade de vencer são suas maiores qualidades. Sua lista de títulos só não aumentou, por que o mesmo infelizmente sempre esbarra na falta de patrocínio nas vésperas das competições nacionais!", comentou Bruno Igreja, técnico da seleção do Amapá.
Para Gabriel Nascimento pelo visto, a falta de patrocínio foi um problema, mas não um empecilho, pois de acordo com o atleta, em 2014 não teve muitas oportunidades, participou apenas de 2 competições nacionais, o Brasileiro e a Copa do Brasil. “No brasileiro eu lutei em outra categoria, na 73Kg, mas não consegui me adaptar bem e fiquei em 5º lugar, já na Copa do Brasil eu voltei a lutar na minha categoria -68kg e Graças a Deus Fui campeão, com essa vitória fiquei em 3° lugar no ranking nacional e me classifiquei para o Grand Slam 2015 que é o campeonato onde o campeão entrava na seleção brasileira e consegui, hoje sou titular”.
Ele ressalta que a vitória é de todo o grupo e da torcida dos amapaenses. “Eu vejo essa vitória como um resultado de muito trabalho e estudo da nossa equipe, com nosso excelente treinador e preparador físico Bruno Igreja que sempre esteve comigo desde o inicio quando eu comecei no seu projeto social, junto ao mestre Júnior Maciel (técnico da seleção brasileira principal). Essa Vitória não e só minha, e de todo o Amapá, minha família, amigos e a toda família ABI (Academia Bruno Igreja)”, finaliza.

O técnico Bruno Igreja aproveita para agradecer. “Gostaria muito de agradecer primeiramente a Deus, por todas as benções concedidas a mim e aos meus alunos, ao presidente da federação amapaense Auciney Maciel, ao nosso mestre e técnico da seleção brasileira principal Junior Maciel, ao nosso governador Waldez Góes, nosso secretário de esportes Edinoelson Trindade, patrocinadores e parceiros Petrobras, Governo do Amapá  Marinha do Brasil, VX Construções, Nutry Day, Nutricionista Gustavo Carvalho Leon Ramos e a LMS”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...