quarta-feira, 29 de abril de 2015

III World Travel Market Latin America - Pontos turísticas do Amapá são promovidas em evento internacional

III World Travel Market Latin America - Pontos turísticas do Amapá são  promovidas em evento internacional


O setor turístico foi responsável por 3,1 milhões de empregos formais no ano passado, por conta disso a Setur promoveu o turismo e levou qualidades do Estado para o III World Travel Market Latin America.

Representando o Governo do Estado do Amapá, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participou do evento World Travel Market Latin America 2015 (WTM), que aconteceu no período de 22 a 24 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.

Realizado simultaneamente com o 43º Encontro Comercial da Braztoa, o WTM Latin America proporciona oportunidades de negócios entre os profissionais de turismo da América Latina e do restante do mundo. No ano passado, foram gerados mais de US$ 341 milhões em contratos assinados durante e nos meses posteriores ao evento.

A Setur, em parceria com agentes de viagem e guias de turismo do Amapá, apresentou e divulgou os produtos e serviços turísticos do Estado, com destaque para roteiros de ecoturismo e exposição de artesanato local. O apoio da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), que cedeu as peças artesanais, e do Ministério do Turismo, o qual disponibilizou toda a montagem e organização do stand do Amapá, bem como de todos os stands brasileiros presentes no evento, foram fundamentais para a apreciação das belezas culturais do nosso Estado.

Com o objetivo de promover o ecoturismo no Estado, a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, e o guia de turismo da Setur, Sandro Figueiredo, apresentaram para mais de 20 promotores de turismo internacional, as belezas e qualidades turísticas do Amapá, com foco para o ecoturismo e turismo de aventura no estado.

Dentre os países presentes estavam: Japão, Alemanha, França, Espanha, entre outros países da América do Sul, cujos representantes ficaram entusiasmados com a oportunidade de incluir o Amapá em suas rotas turísticas.

A secretária Syntia Lamarão ficou muito satisfeita com o resultado do evento e afirmou que essa foi uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento do Amapá. "A WTM Latin America foi uma oportunidade de apresentarmos aos países da América Latina e do resto do mundo, todo o potencial do Amapá, gerando novos negócios turísticos, captando turistas e assim, proporcionar a geração de emprego e renda ao Estado", ressaltou.

Rodadas de negócios

No ano passado, o turismo movimentou R$ 492 bilhões no Brasil, entre atividades diretas, indiretas e induzidas, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Neste ano houve um aumento de 21% no número de visitantes e no volume de negócios, graças às oportunidades geradas pelo evento.

A aproximação do Amapá com a Guiana Francesa levantou o interesse de representantes do turismo europeu, principalmente da região do Caribe, que buscam aproximar-se do Brasil através do nosso Estado.

Além do turismo por meio de viagens aéreas, a utilização do rio Amazonas chamou a atenção de empresas de viagens transatlânticas. No decorrer do evento, a secretária participou de reuniões com o ministro do Turismo, Henrique Alves, e com executivos da Cruise Lines International Association (CLIA), maior associação da indústria de cruzeiros do mundo, onde foi tratada a pauta de se realizar um estudo no Amapá para trabalhar a vinda de mais transatlânticos e cruzeiros.

Todos os transatlânticos que visitam a Amazônia, obrigatoriamente precisam passar pela costa amapaense, e ficam parados no porto por algumas horas. Em média, esses navios carregam quatro mil turistas, que quando desembarcam para conhecer a cidade, proporcionam uma alta nas vendas do comércio turístico.

No dia 24 de abril ocorreu a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). A secretária Syntia propôs que fosse criada uma comissão com todos os Estados que fazem fronteiras com outros países, afim de trabalhar o turismo de fronteira. Essa comissão tem por finalidade formular um documento para apresentar para o ministro Henrique Alves, na próxima reunião do Fornatur.

A participação da Setur neste evento, trata-se de uma iniciativa que se alinha ao objetivo do Governo do Estado do Amapá, promovendo o turismo amapaense como vetor para o desenvolvimento sustentável, harmonizando suas dimensões sociais, econômicas e ambientais.

WTM Latin America

Em uma área de exposição de 27.000 m², o evento contou com a participação de aproximadamente 8 mil visitantes e mais de 1,3 mil empresas expositoras do setor de viagens e turismo.

O WTM Latin America desponta como um dos principais eventos da indústria de viagens do Brasil, que juntamente com o 43º Encontro Comercial da Braztoa, abriu espaço para a discussão do tema Turismo Responsável.


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