sexta-feira, 29 de maio de 2015

ALAP





Comissão de Saúde (CAS) da ALAP
Deputados cobram conclusão do Hospital Metropolitano

Moradores da Zona Norte e Deputados dão abraço simbólico na obra do Hospital Metropolitano em Macapá.




Reinaldo Coelho

Centenas de pessoas participaram na tarde desta quinta-feira (21) de um abraço simbólico as obras do Hospital Metropolitano, localizada na Zona Norte de Macapá, que foi depredado após anos de abandono. A mobilização da Comissão de Saúde (CAS) da Assembleia Legislativa busca formas para solucionar o problema junto ao Executivo municipal e estadual.

Fizeram-se presente ao ato, além dos moradores do entorno da obra, os presidentes de associações de moradores de vários bairros da zona Norte, o presidente da comissão, deputado Jaci Amanajás (PROS), os deputados Max da AABB (PSB), Dr. Furlan (PTB) e Jory Oeiras (PRB), que fazem parte da comissão e o titular do Juizado Especial da Zona Norte, juiz Marconi Pimenta, que juntos pediram providências doa prefeito de Macapá, Clésio Luís (PSOL), para que a população não venha sofrer com a falta de atendimento médico.
Juiz Marconi Marinho na ALAP

Não temos medido esforços para buscarmos junto às autoridades meios para que a unidade de saúde seja concluída”, frisou.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro São Lázaro, Luiz Claudio Ribeiro Barbosa, criticou que o prefeito faça o repasse da obra para o governo do Estado. “A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro só atende durante o dia. Quem precisa de atendimento durante a noite tem que enfrentar os transtornos no Hospital de Emergência (pronto socorro)”, frisou.

O deputado Max da AABB, também lamentou que o abandono, tenha facilitado a depredação do prédio. “O local está abandonado há mais de 10 anos e é alvo constante de vandalismo. É preciso tomar providências, porque essa obra se arrasta há muitos anos e a população dessa região precisa urgentemente desses atendimentos, de acesso a uma saúde de qualidade. Não podemos ficar de braços cruzados. Queremos explicações e ações práticas", destacou Max, lembrando que a primeira agenda da comissão foi realizar uma visita ao Hospital Metropolitano, e ficou assustado com o descaso. De acordo com o deputado ainda existem R$ 5 milhões em caixa na Prefeitura de Macapá, mas o valor ainda é insuficiente. Pelos levantamentos são necessários R$ 20 milhões para a conclusão da obra do hospital.


O deputado Jory Oieras comparou a conclusão das obras do hospital com novela mexicana. “É mal feita e demora acabar, assim está o hospital metropolitano em Macapá”, frisou, criticando o descaso do poder público. “Vários prefeitos já assumiram a prefeitura de Macapá e nenhum teve a coragem de investir e solucionar esse problema”.



Pelas informações do vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Furlan, a capacidade do hospital é de 85 leitos e está há uma década abandonado. “Queremos chamar a atenção das autoridades e sensibilizar o prefeito que essa obra precisa ser concluída e entregue a população que não aguenta mais sofrer, tendo que ficar deitada no chão em corredores para ser atendida, e, saúde é prioridade”, concluiu, convidando os presidentes de associações de moradores a participarem, na próxima segunda-feira, às 8h30, da sessão da comissão e usarem o grande expediente da sessão ordinária para expor os problemas e reivindicar a conclusão do hospital metropolitano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...