quinta-feira, 28 de maio de 2015

CULTURA








PENSAR A CIDADE 

Arquitetura na Amazônia é discutida em novo livro de José Tostes





O lançamento da obra será dia 05 de junho na Livraria Nobel.











Reinaldo Coelho

JOSÉ ALBERTO TOSTES
A realidade das cidades na Amazônia, principalmente sobre as ocupações das áreas úmidas e do modo de viver ribeirinho, será um dos temas abordados pelo livro “Pensar a Cidade”, do Doutor em Historia e Teoria da Arquitetura, José Alberto Tostes.

Em novembro de 2014 o autor escreveu um artigo em seu blog onde aprofunda a finalidade desse maravilhoso livro.


“...O livro Pensar a cidade surgiu de uma série de reflexões importantes, muitas delas motivadas pelos inúmeros trabalhos desenvolvidos como arquiteto e urbanista e como pesquisador da Universidade Federal do Amapá e do Mestrado em Desenvolvimento Regional. O debate reflexivo foi ampliado com a minha participação no Conselho de Arquitetura e Urbanismo na condição de presidente a partir de janeiro de 2012.”
Continuando, relata sobre os diversos textos que compõem o “Pensando a Cidade”.

“...Entre os diversos textos produzidos estão incluídos as diversas reflexões sobre as cidades amazônicas, as características que delineiam o universo da região, muitos dos itens abordados nesta temática estão baseados nos dados oficiais, publicações e científicas e as inúmeras visitas de trabalho in loco, além dos inúmeros projetos realizados no Amapá e em parceria com outros estados amazônicos, esta temática tem como finalidade no livro despertar para a situação paradoxal das cidades que convivem com situações bastante adversas”.
 
Para finalizar analise do conteúdo do livro o mestre José Alberto Tostes define: Pensar a cidade abordou o teor de como a população foi acostumada a achar que o dever, é só cobrar e pedir, setores organizados da sociedade não apresentam propostas para pensar a cidade. Isso é uma crise ética? Na realidade, são valores que precisam ser resgatados em diferentes lugares: escolas, nos setores de trabalho, nas universidades, nos órgãos públicos, e por toda a sociedade.


Lançamento

A obra será lançada neste sábado (05), na Livraria Nobel do Amapá Garden Shopping, e é resultado de pesquisas realizadas pelo autor, enquanto professor da Universidade Federal do Amapá – Unifap, e do Mestrado em Desenvolvimento Regional.

Segundo José Alberto Tostes, que exerce a profissão de Arquiteto e Urbanista no Amapá há mais de 26 anos, a forma de viver dos ribeirinhos vem sendo descaracterizada de forma continua pela maneira como as políticas governamentais uniformizam os planos, programas e projetos sociais. Tostes, fala ainda que seu livro, “Pensar a Cidade”, trará outras reflexões, como a prática da Arquitetura e do Urbanismo, e as restrições éticas no exercício da vida deste profissional.
“A cidade conceitual é algo que leva em conta não somente as necessidades cotidianas, inclui todo o repertório de relação de trocas simbólicas, respeita-se a vocação do lugar, a cultura estabelecida e novas perspectivas para o futuro”, finaliza o autor.


Sobre o autor -
Arquiteto, escritor, professor e blogueiro. José Alberto Tostes,  publicou 07 obras e mais de 400 artigos, é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1988). Possui Mestrado (2000) e Doutorado (2003) em História e Teoria da Arquitetura, pelo Instituto Superior de Artes. Estágio de Pós-Doutorado  em Estudos Urbanos Regionais, pela Universidade de Coimbra. Atua em Brasília como Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU-AP). (Fonte: José Alberto Tostes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...