segunda-feira, 29 de junho de 2015

A SEMANA NA HISTÓRIA



Sábado – 27 de Junho

1637 – Bento Maciel Parente é nomeado governador do Estado do Maranhão e Grão Pará, a quem as terras do Amapá estavam anexadas.

1895 – O jornal O Democrata, de Belém (Pará), divulga declarações de um engenheiro militar francês sobre a importância estratégica da região contestada do Amapá.

1917 – É fundada oficialmente, em Macapá, a Assembleia de Deus, após realização, na véspera, do primeiro culto oficial, com a conversão e batismo de várias pessoas. Pelo evangelista José de Mattos, auxiliado pelo pastor boliviano Clímaco Bueno Aza.


Domingo – 28 de Junho

1688 – Chega Pierre Ferrolles com sua expedição em três embarcações à margem esquerda do Araguari e se encontra próximo ao forte construído por Pedro de Azevedo Carneiro. Na fortificação estavam três canhões e 25 soldados. De Ferrolles exige que os portugueses abandonem o forte, já que toda a margem esquerda do Amazonas já pertencia “à Sua Majestade Cristianíssima (título do rei da França)”. Respondeu-lhe o comandante português (segundo De Ferrolles) que, – em virtude de uma doação feita a Bento Maciel Parente, os limites das possessões portuguesas eram no rio do Cabo de Orange, chamado pelos portugueses “Rio de Vicente Pinzon” e pelos franceses de “Oyapoc”. – (Rio Branco III, 96). Apesar de ameaçar vir desalojá-los pela força, De Ferrolles deixa com o padre Aloísio Conrado Pfeill uma carta para o capitão-mor Antonio de Albuquerque e promete retornar mais tarde.

1936 – Nasce em Macapá o professor Estácio Vidal Picanço, pesquisador histórico.



Segunda Feira – 29 de Junho

1764 – É lançada a pedra fundamental da Fortaleza de São José de Macapá, começando pelo baluarte que levará o nome de São Pedro. Os outros baluartes receberão nomes de Nossa Senhora da Conceição, São José e Madre de Deus. (Vianna, Arthur, 284).
 

1800 – Chega a Macapá o padre Gregório Álvares da Costa para governar a paróquia de São José, como vigário.


Terça Feira – 30 de Junho

1688 – Os franceses de Caiena reivindicam a margem guianense do Amazonas. O comandante português de uma fortificação no Araguari faz saber ao governador da Guiana Francesa, Marquês de Ferrolles, qual a opinião de seu governo sobre a fronteira setentrional do Brasil, demarcada pelo Oiapoque, e não pelo rio Araguari, como propunha Ferrolles. (Rio Branco, Efemérides, 304).

1841 – O bacharel Joaquim Pimenta de Magalhães é nomeado juiz de Direito da Comarca de Macapá. (REIS, Arthur Cezar Ferreira. Território do Amapá, Perfil Histórico, 1948, Imprensa Oficial, Rio de Janeiro, RJ.)

1916 – O pastor da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus, Clímaco Bueno Aza, chega a Macapá com um mandado do juiz de Belém, João Batista de Miranda, autorizando a implantar sua igreja em Macapá, antes impedido pelo padre Júlio Maria de Lombaerde, quando vaio pela primeira vez em 26 de maio de 1916.


Quarta Feira – 1 de Julho


1615 – Chega ao Maranhão Francisco Caldeira Castelo Branco com 250 homens. Renegociam, e os portugueses passam à ilha de São Luiz, ocupando o pequeno forte de Itapari, que recebeu o nome de São José.

1791 – A pedido dos moradores e em virtude da proliferação de doenças, o governador do Pará, Francisco de Souza Coutinho, indica ao ministro Martinho de Mello e Castro o rio Araguari para mudança da vila de Mazagão.

1853 – O deputado paraense Candido Mendes de Almeida apresenta, na Câmara de Deputados do Império, no Rio, um projeto de lei criando a Província de Oiapoque, compreendendo as terras situadas entre os rios Nhamundá e Amazonas, com sede em Macapá.


Quinta Feira – 2 de julho

1710 – O rei de Portugal escreve ao governador do Pará autorizando a Companhia de Jesus a evangelizar os habitantes da região do Jari.

1901 – Oiapoque. A canoa Tapuia, que conduziu à região do Alto Cassiporé a diligência composta de quatro praças e funcionários da Mesa de Rendas, não consegue apreender um carregamento de36 quilos de ouro, extraído das minas de Calçoene, e seguindo para Caiena (Guiana Francesa).

1909 – João Batista de Miranda toma posse no cargo de juiz de Direito da Comarca de Mazagão.

Sexta Feira – 03 de Julho

1605 – O rei francês Henrique IV nomeia Daniel de La Touche (Senhor de La Ravardière) lugar-tenente-general das costas do Amazonas e deste rio até a Ilha de Trindade. Mas ele consegue voltar à região em uma nova expedição somente em 1609.

1643 – Uma embarcação que trazia os catorze religiosos da Companhia de Jesus à região do Cabo do Norte, a pedido do padre jesuíta Luiz Figueira, naufraga próximo à Ilha de Santana, conseguindo se salvar apenas três padres e dois irmãos. Os religiosos vinham trabalham em evangelização dos índios nas terras do Amapá.


1901 – No alto Oiapoque trabalharam em mineração cerca de 3,5 mil homens, sendo o ouro extraído e mandado todo para Caiena, de onde tomou destino à França, escapando da fiscalização brasileira. Este fato passou a ser palco de preocupação das autoridades brasileiras que, a todo custo, tentavam frear essas saídas bruscas e ilegais do metal precioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...