sexta-feira, 26 de junho de 2015

ARTIGO


É TEMPO DE TRABALHO


Rodolfo Juarez

Chegou o verão. O período sem chuva no Amapá. Tempo bom para execução de obras de infraestrutura e de transporte, sem que aleguem dificuldades com relação à chuva e os problemas que ela possa trazer para as chamadas obras descobertas.
O tempo chegou, mas não significa dizer que vai ficar assim para todo o tempo. Em dezembro o período de chuva chega outra vez, e as mesmas repetidas desculpas não podem servir de pano de fundo para o não fazer.
Os prefeitos têm a última oportunidade para convencer o eleitor de que aproveitou o tempo que esperou.
O prefeito de Macapá, por exemplo, tem pedido paciência para os serviços que serão realizados a partir de agora.
Então, é agora ou nunca, mais se tiver alguma vontade de renovar o mandato. Até agora nada combina com as necessidades que a população de Macapá tem declarado, repetidas vezes.
E por quê?
Por que o próximo verão, o de 2016, não estará à disposição do prefeito para trabalhar pela reeleição, pois, em junho serão as convenções partidárias e logo no começo de julho a campanha eleitoral, se estendendo até a votação, em primeiro turno, no dia 2 de outubro e a de segundo turno - se houver -, no dia 30 de outubro.
Aproveitar agora é a ordem.
Aproveitar e fazer, pois, mesmo com as dificuldades de rejeição que experimenta o atual prefeito, os seus prováveis concorrentes também não estão livres desse peso, pois são figuras carimbadas da política local.
O problema para os concorrentes é daqui até junho de 2016 aparecer um expoente, desses meteóricos, com um bom discurso e capacidade de convencimento.
Esse mesmo cenário está à disposição dos outros prefeitos que estão pensando em tentar a reeleição. As possibilidades de cada um deles estão diretamente ligadas à qualidade dos concorrentes que terá que enfrentar e aos serviços que farão neste verão.
Para o Governo do Estado esse verão também é muito importante.
Dá a chance de sair do casulo, apresentar-se para a população, principalmente nas etapas de construção de rodovias e obras públicas, inclusive aquelas obras enterradas e que sempre dizem que “não dá voto”.
E como a administração é bombada pela perspectiva de ações que “dão voto” então é agora a vez de cuidar das pessoas e das cidades como prometido.
O apelo é bom, a retórica é motivadora, falta apenas ‘ação’.
Somado a tudo isso há o descostume das equipes de governo ao trabalho, esse que coloca todo mundo na rua. A turma gosta demais de um ar condicionado e de não trabalhar sábado e domingo.
É tempo de não folgar nos dias imprensados por feriados e dia santo. É tempo de não dar folga e aquele que não topar deve ser sumariamente eliminado e mandado para a divisão inferior para hibernar no próximo período de chuvas.
Quando digo todo mundo, quero dizer todo mundo mesmo. Até aqueles que estão acostumados a ficar no Setentrião, falando em nome do governador, agindo como se tivessem a cobertura do governador (tem alguns deles que juram de pés juntos que têm).
Afinal, encarar os próximos cinco meses como tempo de trabalho é o que sobra para ser feito.

Basta de preguiça e de espreguiçadeiras. Chega de ficar com a bunda colada na poltrona. É tempo de trabalho. É tempo de responder àqueles mais de 60% dos eleitores do Estado que votaram no Governador e no vice-governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...