sexta-feira, 5 de junho de 2015

Atleta de Ponta


 

RAFAEL MACAPAZINHO – Lutador de MMA




Reinaldo Coelho

Entre subir no octógono e ter o braço erguido, um lutador precisa passar por intensa preparação e ter um grande patrocinador para mantê-lo, pois além do empenho de três treinos por dia, é preciso encarar uma despesa para se manter competitivo. São muitos gastos e pouca receita, mesmo para quem já é profissional.

Desde os 13 anos, Rafael Ramos Estevam, treina Jiu-Jitsu. “Comecei a treinar ‘jiu-jitsu’ com o meu mestre Arlison Garcia e me apaixonei pelo esporte, pelo fato de sempre ter um espírito esportivo e competidor. Destaquei-me sendo campeão do campeonato do Norte brasileiro e não parei mais, participei de campeonatos nacionais e internacionais”.

Rafael Ramos (Rafael Macapá) – 18 anos, venceu alguns campeonatos e, sim, quer ser lutador de MMA. Os pais José Bosco Estevam de Souza, guarda municipal, e da dona de casa, Alcione Brito Ramos, que o apoiam nesta empreitada. Ele destaca que sempre soube que não seria fácil conseguir subir os degraus que dão acesso ao octógono, mas não desistiu do sonho.

Ele conta a reportagem que sempre assistia as lutas da UFC, ouvia falar muito do lutador amapaense Jhon Macapá e do manaura José Aldo, especialista em Kickboxing e Jiu-Jitsu. Ele é o atual Campeão Peso Pena do UFC e o Peso-Pena número 1 no mundo.

Há três anos que Rafael Macapá pratica o MMA e há dois anos passou a morar no Estado do Rio de Janeiro, cidade que sedia as melhores academias da modalidade.   A oportunidade de residir na capital fluminense foi a de um amigo conterrâneo vir morar no Rio de Janeiro e convidou Rafael para vir morar com ele, “já sabendo que eu lutava, ele me deu uma ajuda muito boa, pois o problema de residência estava resolvido”.


Outra coincidência, se é que se pode chamar assim, na trajetória de Rafael Macapá, é que uma das maiores redes de academias do segmento a Academia Nova União que é uma academia de MMM, era bem próximo da nova residência. Logo surgiu o maior gargalo de todos os atletas nortistas, o financeiro.
Eu não tinha dinheiro para pagar a mensalidade, e foi então que o pai desse meu amigo pagou a mensalidade anual pra mim e ingressei na Nova União”.

Técnico Dedé Pederneiras
A academia é treinada pelo ex-lutador e conceituadíssimo, Dedé Pederneiras, e é famosa por treinar grandes lutadores do UFC, como José Aldo e Renan Barão, além de já ter treinado grandes nomes com Georges St. Pierre e Gray Maynard.

Sempre me destaquei pelo meu ótimo jiu-jitsu sendo assim acabei chamando a atenção do André Pederneiras o (Dedé) meu técnico e dono da Academia Nova União, confiando em mim ele esta dando a oportunidade de estreia como profissional de MMA. E hoje estou aqui na academia Nova União conquistando o meu espaço, e vou fazer minha estreia como profissional de MMA, dia 26 de junho. Torçam por mim”, finaliza o jovem lutador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...