sexta-feira, 19 de junho de 2015

ATLETA DE PONTA





                        Jhon Bruno – Pugilista Cadete


O Amapá tem uma nova geração de pugilistas, graças ao trabalho empreendido pelo ex-boxeador, tetra campeão brasileiro, Nelson dos Anjos, que ao deixar os ringues resolveu transmitir aos garotos da área de ponte no Bairro Congós, seus conhecimentos. Instalou em sua residência uma academia de boxe que leva seu nome e há 15 anos vem se preocupando com os aspectos sociais do Estado do Amapá, mais precisamente com o alto índice de violência envolvendo crianças e adolescentes, que por terem uma família desestruturada adotaram a rua como lar.


Muitos nomes já surgiram dentro dessa exótica academia de boxe, sobre palafitas, dentro de uma ressaca, com acesso através de pontes, porém, ali vão surgindo atletas de alto nível que absorvem o trabalho do velho mestre Nelson dos Anjos e a cidadania, demonstrando o orgulho em defender as cores do Estado nas disputas regionais e nacionais.

Na Academia Nelson dos Anjos tem uma referência, Jucelino Pantoja, que mesmo com problemas de saúde se integrou aos trabalhos e hoje é reconhecido internacionalmente como um jovem promissor do pugilismo brasileiro.

Neste caminho vem também se destacando Jhon Bruno (16 anos), que já teve seu batismo nos ringues nacionais coroado com vitória. Em 2014 Jhon Bruno participou do Campeonato Brasileiro de Boxe Cadete e saiu-se vencedor. Este ano mais uma vez Jhon vai defender seu título, estará na delegação de boxe da Academia Nelson dos Anjos, composta por Lurre Montanha, Leandro Hulk e José Tiago. Essa equipe disputará neste domingo (21) o Campeonato Brasileiro de Boxe Cadete, em Camboriú (SC).




Experiência ajuda
O mais experiente da turma é o Jhon Bruno que conhece bem o nível de um campeonato brasileiro, pois já participou em 2014 e venceu. O atleta falou sobre o amadurecimento após disputar uma competição nacional e a expectativa de medalhas.

A minha vitória em 2014 foi na mesma cidade de Santa Catarina, Camboriú . Tenho fé em Deus que dará tudo certo. Confio no treinamento que estamos realizando com o professor Nelson dos Anjos. Com certeza traremos medalhas para o nosso Estado”.
O técnico da delegação, Nelson dos Anjos, está otimista e confiante nos seus pupilos. “Os meus garotos estão treinado forte para trazerem medalhas. A cobrança é alta em cima deles, mesmo com todas as dificuldades”.

Perfil do Atleta
Bruno Almeida Gonçalves nasceu em Breves (PA), em 26/01/1999, filho de Elcyclene de Almeida e Edileudo da Silva Gonçalves, que é técnico em informática. Residente na Avenida Francisco Torquato de Araújo nº. 1120-D Congós, mesmo endereço da Academia Nelson dos Anjos.

Na vida familiar de Bruno aconteceu um desmanche, seus pais se separaram e ele ficou com o pai, que lhe apresentou diversas modalidades esportivas, porém a maioria era paga e não dava para arcar com essa despesa no reduzido orçamento familiar.



De acordo com Jhon Bruno (nome esportivo), ele começou a praticar esporte em 2008, pois tinha muita energia e queria gastar em algo e encontrou no Clube de Box esse escape. “Participo das atividades de pugilismo desde os oito anos de idade e foi meu único esporte, além das peladas de futebol, conheci o Karatê e a Capoeira, porém, foi no boxe que eu encontrei o caminho com profissionalismo e dedicação”.

O interessante nessa pequena trajetória de Bruno é que o boxe não o animava muito. “Meu pai já conhecia o mestre Nelson dos Anjos e como era um projeto social, ele me inscreveu fiquei treinando no começo não gostava muito, mas depois fui me acostumando, o tempo foi passando e eu comecei a criar amor no boxe como minha segunda família”.

Dos treinamentos, Bruno teve de enfrentar sua primeira competição, isso ocorreu em 2011, no tradicional point do pugilismo amapaense, o Ginásio Poliesportivo Paulo Conrado. “Lutei pela primeira vez em 2011, sempre tive um sonho, o de representar o Amapá em competições nacionais, porém o empecilho era a idade, superado a um ano, quando fiz minha primeira viagem para Santos – São Paulo, ganhei minha primeira luta e roubaram a outra, pois o meu adversário era do Rio de Janeiro e o preconceito contra os nortistas foi forte nessa ocasião, e não podemos nos sobressair”.

Porém, o cast do Jhon Bruno no Estado, registra invencibilidade por três lutas e a vitória nacional em 2014, em Santa Catarina. Com esses resultados, o atleta espera acumular pontos no ranking estadual e nacional e cumprir uma meta que já traçou para si – ‘meu projeto no futuro é ser campeão mundial’.

Hoje o pugilista amapaense está focado “... mas por enquanto pretendo trazer essa medalha de ouro para o Estado e para minha academia”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...