sexta-feira, 19 de junho de 2015

Semana na História


Sábado - 20 de Junho

1901 - O repórter Tércio Xisto, do jornal A Província do Pará, escreve sobre o ouro das minas de Calçoene.

1958 - É inaugurada no município de Amapá, a Usina de Força e Luz, com um grupo gerador de 25 KW. Durou até a década de 70, quando a região passou a receber energia direta da UHE Coaracy Nunes. No início do funcionamento da Base Aérea de Amapá, o município era suprido com energia por um grupo gerador de 122,5 KVA, de propriedade da marinha americana, que somente distribuía energia elétrica para o povoado por 5 horas/dia.


Domingo - 21 de Junho

1952 - É fundada em Macapá a Academia Amapaense de Letras.

1996 - É inaugurado em Santana o prédio do Fórum da Comarca e nomeado, como diretor, o juiz Décio dos Santos Rufino.

2005 - Embaixadora da Suécia no Brasil, Margareta Wonberg, visita oficialmente o Amapá para conhecer um pouco mais sobre ações e programas oficiais voltados aos povos indígenas.

Segunda Feira - 22 de Junho

1921 - O Rio Jornal faz novas referências ao artigo do governador do Pará, Lauro Sodré, sobre a administração de Gentil Norberto em Clevelândia.

1990 -  É fundada em Macapá a escola de samba Grêmio Recreativo Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal, por um grupo de pessoas do Bairro do Buritizal, entre os quais Cila França Trindade, Nair Rodrigues França, Graça Monteiro, Ricardo Mesquita, Arcilene França Trindade, Filomeno Araújo, Almir Maciel e Reginaldo França.



Terça Feira - 23 de Junho

1641 - Chega ao  Cabo do Norte (em terras atuais do Amapá) a notícia da aclamação de D. João IV, da Casa de Bragança, como novo rei de Portugal restaurado, após 60 anos de domínio espanhol. Bento Maciel, donatário da Capitania, se apressa em reconhecer, na Europa, seu domínio no Cabo do Norte.

1883 - O governo  do Pará divide a comarca de Mazagão em três distritos judiciários.

1921 - Rocque Pennafort chega a Clevelândia do Norte pela primeira vez e encontra a primeira turma da recém-criada Comissão Colonizadora de Oiapoque, chefiada pelo engenheiro Gentil Norberto.


1954 - Pelo decreto presidencial nº. 35.701, o Governo Federal autoriza a construção do Sistema Hidrelétrico do Paredão. O referido decreto atribui, ao Governo do Amapá, a incumbência de "promover o aproveitamento progressivo da energia hidráulica da cachoeira do Paredão, entre os município de Amapá e Macapá".

1963 - O jornal A Voz Católica publica um Manifesto Popular Pró Estado do Amapá.

1985 - Falece em Macapá, assassinado pelo irmão, o poeta amapaense Francisco Rodrigues de Souza, mais conhecido pela alcunha de Galego. Autor da obra Contas de Meu Rosário (1968), Orgia de Anseios (1969) e Saúdos do Pensamento (1974). Nasceu em Macapá, em 27 de setembro de 1953.

2011 - É concluída a Ponte Binacional Oiapoque/Saint Georges. Custos de R$ 7,8 milhões. Possui 378 metros de comprimento e começou a ser construída em 2009. Ela é estaiada, possui 4 apoios, sendo que 2 estão na margem brasileira do Rio Oiapoque, e 2 na margem francesa.


Quarta Feira - 24 de Junho

1771 -  Sai de Belém o terceiro grupo de famílias oriundas de Mazagão Africana (Marrocos) para a então Vila de Mazagão, no Mutuacá.

1953 - Falece no Rio de Janeiro, aos 85 anos, o latifundiário José Júlio de Andrade, o primeiro proprietário da região do Vale do Jari. A região que hoje corresponde ao Vale do Jari foi habitada, primeiramente por indígenas guaiapi (que deram origem aos waiapi) e aparais e, mais tarde por nordestinos que vieram trabalhar na extração da borracha. Dentre essa leva de nordestinos destacou-se um cearense chamado coronel José Júlio de Andrade que teve poder de vida e morte na região; pois, aos 35 anos de idade se consolidou como o maior latifundiário do mundo, adquirindo cerca de 3,5 milhões de hectares de terras por meios lícitos e, principalmente ilícitos através de expropriação e da sua condição de deputado estadual e senador pelo Estado do Pará, sendo combatido pela revolta tenentista que o obrigou a vender sua empresa Jari para um grupo de empresários portugueses, em 1948, sendo vendida mais tarde para o milionário norte americano, Daniel Ludwig.


Quinta Feira - 25 de Junho

1881 - Pela lei nº. 1065, é criada a Comarca de Porto de Moz, desligando-se do município de Macapá. A nova comarca compreende os distritos de Porto de Moz e Souzel.

1901 - O antigo cemitério situado próximo à povoação de Calçoene é transferido para uma localidade mais distante.


Sexta Feira- 26 de Junho

1839 -  Por decreto imperial, Joaquim Caetano da Silva é nomeado diretor do Colégio Pedro II, no Rio.

1901 - De acordo com o recenseamento efetuado em Calçoene, a população da Vila é de 500 habitantes, quase toda constituída de franceses de Caiena.

1917 - O pastor pentecostal José de Mattos dirige o culto de véspera, de fundação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em Macapá.


1921 - Nasce em Belém (Pará), o jornalista Belarmino Paraense de Barros, filho de Amélio Brasil de Barros e Benvinda das Neves Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...