sexta-feira, 10 de julho de 2015

IFAP - "Ecofiltros" são entregues a ribeirinhos de Laranjal do Jari

IFAP
"Ecofiltros" são entregues a ribeirinhos de Laranjal do Jari


Entrega de “ecofiltros” à comunidade ribeirinha de São José,
próximo à Cachoeira de Santo Antônio do Jari.


Reinaldo Coelho

O filtro ecológico criado por estudantes do Instituto Federal do Amapá (IFAP) do Campus Laranjal do Jari e que foi semifinalista de prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com a Fundação Jari na categoria ensino com o projeto "Filtro Ecológico - Oferta da qualidade da água em regiões ribeirinhas carentes", já está sendo utilizado pelas comunidades ribeirinhas da Região Sul do Amapá.
O projeto ecológico que se encontrava em experiência em diversas comunidades do Jari, veio comprovar que o filtro ajudou na diminuição das doenças veiculadas pela água e se os moradores ainda estavam utilizando o equipamento em suas casas.
A experiência ocorreu ao longo do ano de 2011, com a supervisão do professor Jefferson Brito, que destacou o apoio da agente de Desenvolvimento Social II e Tecnóloga em Recursos Hídricos da Fundação Jari, Aila Fernanda Regis. As oficinas foram realizadas nas comunidades de Iratapuru, São José e localidades adjacentes.
 "O trabalho ocorreu ao longo do ano de 2011, onde a experiência do projeto foi desenvolvida na disciplina de Educação Ambiental com alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do 1º ano, experiência essa operacionalizada pela Fundação Jari - parceira no projeto, realizando oficinas de confecção e montagem dos filtros com as comunidades ribeirinhas da região", contou o professor Jefferson Brito.
As oficinas foram realizadas nas comunidades de Iratapuru, São José e localidades adjacentes.
Para o professor, "a experiência repassada aos alunos foi extremamente importante, pois conhecer a necessidade e ajudar a população do município de Laranjal do Jari deve ser o papel do ensino, da pesquisa e da extensão e sem a articulação com entidades sérias e comprometidas com o desenvolvimento humano, social e ambiental não seria possível a execução desse trabalho".

Entrega de equipamento ecológico

Alunos da Turma MAB 13.2 na entrega dos Kits ecofiltros


Estudantes do curso técnico de Meio Ambiente do "campus Laranjal do Jari" do Instituto Federal do Amapá (IFAP) realizaram, com apoio da Fundação Jari e empresa EDP, a confecção e entrega de "Ecofiltros" à comunidade ribeirinha de São José, próximo à Cachoeira de Santo Antônio do Jari. Contribuindo para melhorar a qualidade de vida das famílias, os filtros de água foram feitos com uso de baldes plásticos, tecnologia conhecida desde 2006 no Vale do Jari pelos agentes comunitários de Saúde de Laranjal do Jari e Monte Dourado. O "ecofiltro" produzido pelos estudantes do IFAP foi finalista do Prêmio ANA 2014.
 No período de um mês, todos os alunos da turma MAB 14.2, no componente curricular "Uso e Manejo de Resíduos Sólidos", ministrado pelo professor Jefferson Brito, confeccionaram os 25 aparelhos entregues à comunidade. Para representar a turma no momento da entrega, foram escolhidas as estudantes Lilian Alves de Paula, Sabrina Santos Furtado e Simone Marques Lobato, que viajaram de barco acompanhadas dos funcionários da EDP e Fundação Jari Jamile Alves e Roberto Nascimento.

Durante a entrega, foi realizado um mutirão de pintura das casas dos ribeirinhos e um momento de brincadeiras e dinâmicas de grupos, enfatizando questões ambientais. Houve plantio e doação de mudas frutíferas. "A entrega do ecofiltro na comunidade São José foi muito importante, pois é uma comunidade ribeirinha bastante carente e com pouquíssimo acesso dos agentes de Saúde. O ecofiltro os ajudará bastante", afirmou a estudante Lilian Alves de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...