sexta-feira, 28 de agosto de 2015

POLÍTICA LOCAL

Agenda Criança Amazônia
Governador Waldez Góes assina com a UNICEF



Da Editoria

Para promover, proteger e realizar os direitos de todas as crianças e adolescentes do Estado do Amapá, o governador Waldez Góes assinou a Agenda Criança Amazônia, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O ato ocorreu na quinta-feira (27), no Palácio do Setentrião, com a presença do coordenador do UNICEF em Belém, Fábio Morais, e de secretários de Estado que, de alguma forma, já realizam trabalhos voltados a esse público.
"Ao assinar esse documento, estou assumindo um compromisso com a UNICEF, em nome do Amapá, de contribuir com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da Amazônia Legal brasileira", afirmou Waldez Góes.
O objetivo do UNICEF é mobilizar os Estados da Amazônia Legal para assegurar as mais de nove milhões de crianças e adolescentes da região o direito de sobreviver e se desenvolver, de aprender, de se proteger do HIV e AIDS e de crescer sem violência e se tornar um adolescente que exerce a cidadania, sendo respeitada e valorizada em sua identidade étnica e cultural.
"A partir dessa agenda, estamos construindo uma parceria com os Estados. O próximo passo é, durante o Fórum de Governadores da Amazônia Legal Brasileira, construir um plano de trabalho em comum", declarou Morais.
Para operacionalizar a Agenda Criança Amazônia no Amapá, o governador irá criar um comitê de articulação, que ficará encarregado de construir um plano de ação para ser desenvolvido em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada.
No Amapá, algumas instituições, como o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Polícia Militar (PM-AP), já desenvolvem trabalhos sociais que garantem cidadania. O CMB tem os projetos Bombeiro Mirim Cidadão e Bombeiro Mirim Músico, que promovem aulas de civismo e de música. Na PM, são oito projetos desenvolvidos e o Programa Educacional de Resistências às Drogas (PROERD) está sendo reformulado para atender aldeias indígenas.
Estiveram representadas as secretarias de Estado da Inclusão e Mobilização Social, da Educação, de Políticas para os Afrodescendentes, de Políticas para a Juventude, dos Povos Indígenas, de Desenvolvimento das Cidades, de Políticas para as Mulheres, Fundação da Criança e do Adolescente, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar.

Outros projetos do UNICEF

O governador também ficou interessado em desenvolver o projeto Viva Melhor – Fique Sabendo Jovem, ligado ao UNICEF. Voltado para pessoas entre 14 e 25 anos, o objetivo é formar jovens que possam ser os disseminadores de informações relativas à prevenção da transmissão do HIV/AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
Em outra fase, através de uma unidade móvel, testes rápidos serão realizados dentro do protocolo internacional 90-90-90, que propõe que 90% dos jovens e adolescentes façam o teste rápido, 90% dos que forem confirmados positivos iniciem, imediatamente, o tratamento e 90% dos que iniciaram o tratamento, permaneçam nele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...