sexta-feira, 4 de março de 2016

ARTIGO DO GATO





Meu sentimento é de frustração e o seu?





    
Eu não sei qual é o seu sentimento sobre o contexto político nacional. O meu é de frustração. Sério. Estou com uma sensação de que nós fracassamos em nossa escolha. Todas as teorias socialistas de que éramos vítimas do capitalismo selvagem, espoliador. Sabem? Aquela disseminada por Karl Marx e Hegel. Caíram por terra.

O Brasil me parecia que era a última fronteira desse modelo, pois todos nós sabemos que o avanço desse regime na América do Sul, Venezuela, Bolívia, Argentina e Brasil sofreu forte influência do Castrismo. O Chavismo bolivariano levou a Venezuela a uma situação de miséria, A Argentina de Cristina Christner transformou uma Argentina rica num país de uma economia falida e a Bolívia de Evo é outro fracasso. 

O Lulismo resistia calcado num discurso de inclusão social e distribuição de renda. Qual nada. O IBGE tem dados que provam o contrário. O Brasil regredia e os resultados estão aí. O Brasil na bancarrota e mergulhado até o pescoço numa crise política e econômica; Um reflexo da outra.

Cheguei a pensar sinceramente que a eleição do Lula era o sinal de que o povo havia chegado de fato ao PODER. Que as coisas iriam ser diferentes. Portanto, e por crer piamente nisso, votei no Lula sim. Foi uma campanha embalada no sentimento de “Chegou à vez do povo” “É nós mano” “Chegou a nossa hora cumpadi”. Aquela emoção incontida para soltar aquele grito de liberdade aprisionado no peito. Um operário é presidente, veio do Sertão andou de pau de arara, sofreu nas fábricas, foi vítima desse sistema excludente, que impõe ao povo uma eterna condição de explorado etc... etc...

Cara, tudo balela. O Lula nos traiu. E percebi logo isso. No primeiro governo. Mas enganou o resto do Brasil.A decepção é de que a Polícia Federal está no encalço dele. O mundo construído sobre o forte argumento da distribuição da riqueza, da inclusão e de uma educação de qualidade para todo o cidadão, era pano de fundo pra desvio de milhões de reais dos cofres públicos. Os ricos estão rindo da cara do povo e as gargalhadas gritam pro Lula: “tu és igual a nós”.“Adoras um dinheiro, com uma diferença, não gostas de trabalhar”. Dizer o que, os fatos falam por si.

Bem, a frustração não pode nem de longe ser um estímulo à desistência. Entendo que o cidadão precisa fiscalizar a si. O Ministério da Educação precisa devolver aos currículos escolares as disciplinas de EMC-Educação Moral e Cívica e OSPB-Educação Social e Política Brasileira.

Temos que reinventar o Brasil. Urgentemente.


A democracia, que possibilita a liberdade e igualdade entre as pessoas, foi confundida com anarquia e libertinagem. Temos sim que voltar no tempo e colocar um pouco mais de disciplinas nas nossas crianças e fazermos figa para termos um Brasil melhor no futuro. Esse não tem mais jeito. O futuro pode ser melhor, depende da criação e da educação que daremos aos nossos filhos e netos. Um dia aprendi que a palavra mais difícil de dizermos a alguém é não. O Não,não é apenas uma palavra negativa,é educativa, orientativa e reflexiva. Então diga não, com firmeza, porém sem perder a ternura. E aí porás limites no futuro cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...